Com a pandemia de Covid-19 e, consequentemente, o isolamento social, diversos postos de emprego foram fechados, o que resultou na queda da atividade econômica e no aumento do desemprego no país.
Dessa forma, a busca por ocupações para trabalhar online se tornou uma possibilidade de renda em meio às incertezas no mercado de trabalho tradicional e à necessidade de se proteger. Assim, novas oportunidades de se recolocar ou mesmo gerar uma renda extra foram criadas.
Já pensou em como ganhar dinheiro na internet? Acompanhe nosso artigo e conheça 7 possibilidades para alcançar esse objetivo. Boa leitura!
Indice
1. Marketing de afiliados: uma excelente forma de ganhar dinheiro pela internet
Alguns blogueiros têm gerado receita com links de marketing de afiliados e veiculações de publicidade online. Então, eles escreveram um e-book ou curso online e usaram o blog para vendê-lo, permitindo uma nova entrada de dinheiro. O método como as pessoas ganham dinheiro com essas publicações é vendendo publicidade e publicando postagens patrocinadas.
Para publicidade, muitos blogueiros e criadores de conteúdo usam o Google AdSense. Esta é a rede de publicidade do Google que possibilita inserir anúncios em sites. O Google administra os anúncios e os veicula para o público apropriado. Ou seja, cada usuário verá um anúncio diferente, baseado em buscas e no histórico do navegador.
Por exemplo, alguém pode acessar sua página após pesquisar pincéis. Assim, será exibido em seu site um anúncio do Google, de um varejista online que vende o tipo de pincéis procurado. Em troca dos visitantes clicarem nos anúncios, o Google paga a você uma pequena quantia em dinheiro. A única coisa que você precisa fazer é colocar algum código em certas áreas do site e o Google cuida do restante.
Algumas empresas administram os próprios programas de afiliados. Outras agregam varejistas diferentes aos quais você pode gerar uma URL empregando encurtadores de links. É possível configurar um formulário em seu site para atrair organizações que desejam trabalhar com você como afiliada usando o Google Forms. Isso facilitará o contato para começar a fazer parcerias.
Sem dúvida, o Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas mais importantes para criar um relacionamento com os futuros clientes. Por isso, diversas marcas passaram a utilizá-lo para divulgar os seus produtos. E, na maioria das vezes, as empresas preferem contratar um freelancer para fazer esse trabalho.
Existem muitas maneiras legítimas de ganhar dinheiro pela internet. Dependendo das suas habilidades e do objetivo financeiro, você pode escolher apenas um ou vários métodos. Caso seu objetivo seja criar uma fonte de renda a longo prazo, use todos os meios que puder, desde que sejam sustentáveis e possíveis para você. Quanto mais formas você tiver para ganhar dinheiro online, melhor.
Caso tenha boas habilidades de redação ou relacionadas à escrita, poderá lucrar com conteúdo online. É possível ganhar dinheiro pela internet com blogs, escrevendo artigos, trabalhando para agências de conteúdo e publicando periódicos ou e-books.
Experimente explorar ideias semelhantes, como tradução, edição ou revisão de documentos. Se você tem habilidades de produção de vídeo que combinam com suas competências de redação, pode ganhar dinheiro com um canal no YouTube, por exemplo.
Muitos proprietários desejam gerenciar contas de redes sociais com eficácia e estão dispostos a terceirizar essa gestão. Tudo isso com o propósito de encontrar alguém capacitado para utilizar as redes sociais da empresa, divulgar projetos ou produtos e entrar em contato com clientes por esses espaços virtuais.
É possível ganhar muito dinheiro se souber como aproveitar o poder dessas plataformas para ajudar empresas a atrair mais seguidores, leads e clientes fiéis. Ser um gestor de redes sociais vai além de apenas entender como usar o Facebook, o Instagram e o Twitter. É preciso ter habilidade, estratégia e grande senso comercial para começar a conquistar clientes e ganhar dinheiro pela internet.
É indicado começar a crescer a rede social, atualizando a página da empresa regularmente e interagindo com seguidores. Em seguida, obtendo experiência para compreender de forma detalhada como tudo funciona em cada rede social e reunindo avaliações ou testemunhos. Depois, faça ofertas, interaja com possíveis seguidores para movimentar a conta e, assim, consiga os primeiros clientes.
4. Marketplace para freelancers: divulgação de produtos e projetos de empresas
Os profissionais de marketing ajudam empresas e negócios a promover suas marcas. Seu trabalho é ajudar a prender a atenção dos usuários, direcionando clientes em potencial para um site ou empresa e convencê-los a comprar um produto.
A maioria das empresas precisa de ajuda no setor de marketing de uma forma ou de outra. É válido considerar a opção já que o fundador de uma nova empresa de tecnologia não vai querer se ocupar escrevendo e-mails de vendas ou na criação de tweets. É aí que você entra, fazendo todo o trabalho para ajudar a empresa a crescer com técnicas de marketing e vendas.
O mercado freelancer faz a conexão entre profissionais individuais com empresas. Uma plataforma como esta economiza muito tempo quando se trata de encontrar trabalho e finalizá-lo. As empresas cortam custos e os freelancers realizam mais trabalhos em menos tempo, beneficiando, assim, ambas as partes.
Com o avanço da globalização, o alcance dos profissionais está espalhado por todo o mundo e há uma necessidade inegável e crescente de freelancers capacitados. O mercado online é tendência no mundo dos negócios. Embora existam plataformas nesse ramo previamente estabelecidas, qualquer inovação pode colocar sua empresa no topo da lista.
5. Respondendo pesquisas: compartilhamento de experiências
Acredite ou não, algumas empresas vão pagar para você responder pesquisas e formulários. As plataformas costumam oferecer dinheiro para candidatos dispostos a responder questionários para marcas que buscam melhorar seu atendimento, produtos e serviços conforme o seu público-alvo.
É muito fácil utilizar esses sites. Primeiro você precisa se cadastrar em alguma empresa especializada em realizar esse tipo de avaliação, depois acessar os formulários online para responder perguntas contando sua opinião sobre uma variedade de tópicos, como alimentação e saúde.
Cada empresa apresenta sua própria política de pagamento pelas pesquisas, contudo, na maioria das vezes, as pessoas cadastradas ganham pontos ao responderem pesquisas e depois esses pontos são convertidos em dinheiro. Às vezes, você ganhará apenas alguns dólares ou cupons de vale-presente. Em outras circunstâncias, você será colocado em grupos de discussões online que pagam mais de US$50 por hora.
A maioria dessas pesquisas pode ser concluída sempre que você tiver um tempo livre. Por isso que esse método é muito conhecido entre estudantes universitários. No geral, o pagamento é feito em dólares diretamente em bancos internacionais e em contas digitais, como PayPal.
6. Criação de cursos online: venda sua expertise
Hoje, os cursos online estão por todos os lados, principalmente após a pandemia de Covid-19. Essa área ganhou ainda mais visibilidade devido à necessidade de adaptação do cenário, mas, com o tempo, muitas pessoas se adaptaram ao método e passaram a valorizar os cursos online da mesma forma que os métodos tradicionais de aprendizado.
Então, se você tem algum conhecimento específico em determinada área que alguém pagaria para tê-lo também, essa pode ser uma ótima opção. Os cursos online podem ser desenvolvidos em formatos diferentes. Desde os simples arquivos educativos em PDF até os vídeos mais elaborados, com várias horas de conteúdo.
De modo geral, existem três opções para isso: vender o seu curso em uma plataforma específica, criar um site próprio e monetizar o conteúdo ou simplesmente criar um canal no YouTube.
Isso vai depender do quanto você pode investir e de qual será o método. Lembrando que os cursos online também podem ser vendidos por links de afiliados e integrados a essas plataformas. Outro fato importante é que você pode aproveitar o formato online das aulas para produzir conteúdos interativos, materiais de apoio e, dependendo do tema, seminários e provas.
Também chamados de infoprodutos, os produtos digitais são materiais produzidos em formato eletrônico e vendidos online, como e-books, vídeos, aplicativos, sites e webnários. Seu principal objetivo é instruir e informar o usuário sobre determinado assunto.
Independentemente de sua área de atuação ou histórico profissional, é possível ganhar dinheiro nesse ramo. Em geral, qualquer pessoa pode fazer negócios com esse tipo de produto e conseguir uma boa renda extra com isso.
Para se engajar nesse mercado, você tem duas opções de atuação: como produtor ou como afiliado. O produtor digital é aquele que cria os infoprodutos que serão comercializados na internet, já os afiliados são os divulgadores e, por isso, são essenciais para o sucesso do negócio.
A monetização acontece de diversas maneiras. Você pode criar um site simples e colocar seus produtos à venda, vender por meio de plataformas específicas para infoprodutos, anunciá-los nas redes sociais, fazer campanhas de e-mail marketing, entre outras estratégias. Logo, uma vez que você disponibiliza o produto, ele pode ser comprado repetidamente, de forma prática e rápida.
O ideal é escolher a alternativa que melhor se encaixa ao seu perfil e atenda às suas necessidades. Portanto, procure saber mais sobre como funciona o mercado e comece a ganhar dinheiro totalmente online.
Gostou do nosso post? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então aproveite para seguir a gente nas redes sociais, assim você fica por dentro de todas as atualizações. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube!
1 comentário em “Como ganhar dinheiro na internet? Conheça 7 formas!-MCPROJETOS”
Pingback: 10 Sites para Ganhar Dinheiro na Internet — MC PROJETOS