Se não houver atrasos ou mudança de plano, a Microsoft dará ao Windows 10 um visual renovado no último trimestre de 2021. A atualização, conhecida como Sun Valley ou 21H2, vem tendo seus segredos revelados aos poucos. Os mais recentes mostram menus flutuantes oriundos da Barra de Tarefas.
- Windows 10 agora roda programas de Linux com interface gráfica
- Como recuperar arquivos deletados com o Windows File Recovery
Menu flutuante da Barra de Tarefas (imagem: Windows Latest)
Essa característica faz o menu ser exibido com um pequeno espaço entre a sua janela e a Barra de Tarefas. É como se o menu aparecesse na forma de balão quando acionado, uma abordagem bem diferente da atual, que exibe a janela “grudada” à barra.
Como exemplo, a imagem abaixo mostra o menu que surge quando clico com o botão direito do mouse sobre o ícone Explorador de Arquivos do meu PC. A sequência mostra um mockup divulgado pelo Windows Latest com o mesmo menu aparecendo flutuando.
Menu atual da Barra de Tarefas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Menu flutuante da Barra de Tarefas (imagem: Windows Latest)
Você deve ter percebido que, além de flutuarem, as novas janelas contam com cantos arredondados, detalhe singelo, mas que contribui para dar um ar de renovação à interface do Windows 10.
Tudo indica que essas mudanças não envolverão apenas a Barra de Tarefas. Em vez disso, os menus flutuantes provavelmente serão um elemento visual padrão no Windows 10 Sun Valley. Até o Menu Iniciar deverá ter aspecto flutuante. Não está claro se essas e outras características da nova interface poderão ser desativadas.
Os menus flutuantes ainda não estão disponíveis para os testadores do programa Windows Insider. O Windows Latest explica que já é possível forçar a ativação da novidade na atual prévia do sistema operacional, mas, quando isso é feito, os menus aparecem com uma borda que não existirá na versão final do Windows 10 Sun Valley.
Menu flutuante na atual prévia do Windows 10 (animação: Windows Latest)
A atualização está prevista para o final do ano, mas é possível que tenhamos mais detalhes sobre a interface em breve. Isso porque a Build 2021 vai acontecer entre 25 e 27 de maio. Há boas chances de que a Microsoft leve o assunto para o evento.