A Riot Games pretende ampliar as punições em jogadores que abandonam a fila ou ficam ausentes durante as partidas de League of Legends (LoL). Na última quinta-feira (22), no blog oficial do jogo, a desenvolvedora apresentou as mudanças que entram em LoL em atualizações futuras e explicou o processo para criar as novas penalidades sem prejudicar usuários que acabam cometendo esses infrações sem querer.
League of Legends (Imagem: Divulgação/Riot Games)
A ideia da Riot Games é incluir ferramentas em LoL que ajudem na detecção automática de comportamentos inadequados para melhorar a experiência de jogo, principalmente em partidas competitivas. Além disso, a empresa pretende aprimorar o sistema para evitar punições constantes em usuários que se desconectam acidentalmente.
Novas penalidades para abandono de fila
No caso do abandono de fila, a desenvolvedora planeja deixar as punições mais severas de acordo com o número de vezes nas quais um jogador desiste de entrar na partida. De acordo com a Riot Games, usuários de ranks mais altos costumam sair da seleção de campeões quando o time inimigo escolhe um campeão indesejado ou bane o personagem que seria usado pela pessoa.
O objetivo dos novos bloqueios é evitar que jogadores “tratem os abandonos como um recurso”. Porém, a produtora não quer punir demais usuários que são desconectados sem querer ou têm uma emergência. Para isso, a Riot Games vai incluir um novo nível de bloqueio temporário na conta da seguinte forma:
- Primeiro abandono em 24 horas: bloqueio de seis minutos em Summoner’s Rift ou 15 minutos no ARAM e redução de três pontos de liga nas ranqueadas;
- Segundo abandono em 24 horas: bloqueio de 30 minutos e redução de 10 pontos de liga nas ranqueadas;
- Terceiro abandono em 24 horas: bloqueio de 12 horas e redução de 10 pontos de liga nas ranqueadas.
Bloqueio por ociosidade vai durar mais tempo
Além das punições por abandono de fila, a Riot Games quer ampliar os bloqueios por ociosidade, ou seja, quando um jogador entra na partida, mas fica ausente por muito tempo. Ao contrário da solução anterior, a desenvolvedora não pretende criar novos níveis de penalidades, apenas aumentar o tempo em que o usuário fica impedido de jogar.
Atualmente, os bloqueios por ociosidade são de cinco, 10 e 15 minutos para as primeira, segunda e terceira infrações, nessa ordem. O jogador que ficou ausente também recebe uma derrota automática e perde pontos de liga, caso a partida seja ranqueada. Após as mudanças, as penalidades ficarão da seguinte forma:
- Primeira infração: cinco minutos de bloqueio e redução de dois pontos de liga;
- Segunda infração: 30 minutos de bloqueio e redução de três pontos de liga;
- Terceira infração: 14 dias de bloqueio e redução de cinco pontos de liga;
- Quarta infração: 14 dias de bloqueio e redução de seis pontos de liga;
- Quinta infração: 14 dias de bloqueio e redução de oito pontos de liga.
A Riot Games não deu uma data exata em que as novas punições vão entrar em League of Legends definitivamente. Alguns recursos, porém, já estão funcionando em fase de testes, como a redução de pontos de liga em casos de ociosidade.
Com informações: League of Legends Blog.