Academia das vendas

Categoria:

Anita é pega fraudando Spotify | Pode sofrer punição

O recorde mundial que Anitta conquistou em março foi colocado em xeque. O Spotify alegou ter condições e ferramentas que podem revelar se houve “robotização” ou “fraude” por parte de fãs da cantora para alcançar o feito, segundo o colunista Ricardo Feltrin.

“Quando identificamos ou somos alertados sobre casos potenciais ou confirmados de manipulação de stream, tomamos medidas que podem incluir a retenção de royalties, a correção de números de streaming e medidas para garantir que a popularidade do artista ou da música seja refletida com precisão em nossos gráficos”, informou a empresa.

A suspeita foi levantada pelo site “Rest of World”, que mostrou indícios de que fãs da cantora tenham utilizado métodos não convencionais para impulsionar o lançamento da música “Envolver”. Entre as ações dos fãs há o uso de redes VPN para reproduzir as músicas várias vezes com IPs diferentes, burlando o protocolo-raiz, que  identifica a origem do acesso a internet; e também o possível uso de “robôs” (bots) para reproduzirem a música indefinidamente.

No dia 14 de março, o perfil oficial da cantora no Twitter retuitou um pequeno tutorial de um seguidor onde ele ensinava, passo a passo, como criar mais de uma conta e elaborar playlists em que “Envolver” tocaria várias vezes, ao longo de horas. Onze dias depois, essa mesma música chegou ao primeiro lugar a nível mundial, no Spotify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pinterest

Artigos relacionados

Plugin Kapsule Corp