A E3 2021, maior feira de jogos do mundo, já tem data para acontecer: entre os dias 12 e 15 de junho. Neste ano, o evento será totalmente digital em função da pandemia do coronavírus (Covid-19), e será possível assistir aos anúncios ao vivo e de graça. Entre as empresas confirmadas, Microsoft e Nintendo são as mais esperadas e podem trazer novidades sobre Halo Infinite e a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, respectivamente. O evento retorna após ser cancelado em 2020 e promete revelar os principais lançamentos para PC, PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S e Xbox One.
O TechTudo reuniu todas as informações já confirmadas sobre a E3 2021 até agora, incluindo datas e horários das apresentações confirmadas, expositores, além de possíveis anúncios de jogos, que podem ou não se concretizar.
The Last of Us 2, jogo mais premiado da história, alcança novo marco
1 de 4 E3 2021 acontece de forma completamente digital e gratuita; veja o que esperar — Foto: Divulgação/ESA
E3 2021 acontece de forma completamente digital e gratuita; veja o que esperar — Foto: Divulgação/ESA
Procura um smartphone bom e barato na promoção? Vem ver essa oferta do AliExpress
Como assistir
Neste ano, a E3 promete oferecer uma experiência gratuita e interativa de forma completamente digital para os usuários. Para acompanhar o evento, será possível acessar um site via web ou baixar o app oficial do evento, que ficará disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS). A ideia é que o público use o site e app da E3 para acompanhar os estandes de expositores e acessar artigos especiais e fóruns de discussão sobre o evento. Seguindo a tradição, também será possível assistir às transmissões ao vivo pelos canais oficiais no YouTube, Twitch, Twitter e Facebook.
2 de 4 A E3 2021 oferece portal e aplicativo oficiais para acompanhar transmissões e anúncios — Foto: Divulgação/ESA
A E3 2021 oferece portal e aplicativo oficiais para acompanhar transmissões e anúncios — Foto: Divulgação/ESA
Empresas confirmadas e seus jogos aguardados
Por ora, 14 empresas tiveram participação confirmada na E3 2021, sendo elas: Microsoft, Nintendo, Ubisoft, Square Enix, Capcom, SEGA, Take-Two Interactive, Bandai Namco, Warner Bros. Games, Gearbox, XSEED Games, Mythical, Freedom Games e NetEase Games. Vale notar que nem todas realizarão suas próprias conferências, mas devem aparecer de alguma forma durante as apresentações de gigantes como Microsoft e Nintendo. A Sony, Electronic Arts e Konami não participarão do evento.
A dona do Xbox e seus estúdios prometem agitar bastante o evento, especialmente com jogos como Senua’s Saga: Hellblade 2, State of Decay 3 e Perfect Dark no horizonte. Halo Infinite, que seria um jogo de lançamento do Xbox Series X/S e acabou sofrendo adiamento, é a aposta mais certeira para aparecer na E3 2021. Vale lembrar que a Microsoft agora também é proprietária da Bethesda, o que abre espaço para possíveis novidades sobre The Elder Scrolls 6 e Starfield.
Atualização: na manhã desta quinta-feira (20), Xbox e Bethesda anunciaram um evento em conjunto na E3. As empresas não deram detalhes sobre os anúncios que farão na conferência.
3 de 4 Halo Infinite era um dos jogos mais esperados para o lançamento do Xbox Series X e Series S, mas foi adiado para 2021 — Foto: Reprodução/Xbox Wire
Halo Infinite era um dos jogos mais esperados para o lançamento do Xbox Series X e Series S, mas foi adiado para 2021 — Foto: Reprodução/Xbox Wire
Por sua vez, a Nintendo tem o histórico de trazer grandes nomes às edições do evento. Em 2019, a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi apresentada pela primeira vez e segue sem mais informações desde então. Os fãs também esperam ouvir mais sobre Bayonetta 3, Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl e Pokémon Legends: Arceus.
Até a publicação desta matéria, apenas a Ubisoft confirmou a data e horário da sua conferência, intitulada Ubisoft Forward. Os fãs da desenvolvedora de Assassin’s Creed e Far Cry podem acompanhar suas novidades em 12 de junho, às 16h de Brasília.
Já no campo das third parties, a Ubisoft deve ser destaque com seu evento dedicado e títulos como Far Cry 6 e Rainbow Six Quarantine, que devem chegar ao mercado até o fim de 2021. A publicadora francesa anunciou recentemente um plano de expansão para a franquia The Division, incluindo um jogo grátis chamado The Division: Heartland. É bastante provável que ele também apareça durante o Ubisoft Forward.
4 de 4 Final Fantasy XVI é um dos jogos third-party anunciados somente para PlayStation 5 (PS5) — Foto: Divulgação/Square Enix
Final Fantasy XVI é um dos jogos third-party anunciados somente para PlayStation 5 (PS5) — Foto: Divulgação/Square Enix
Bethesda: Microsoft diz que alguns jogos serão exclusivos para Xbox e PC Final Fantasy 7 Remake Intergrade: tudo sobre a versão do game para PS5
Espera-se, também, que a Square Enix traga detalhes sobre o vindouro Final Fantasy 16 e, quem sabe, sobre a segunda parte de Final Fantasy 7 Remake. Há, ainda, grandes chances de a SEGA trazer anúncios referentes ao aniversário de 30 anos de Sonic the Hedgehog, comemorado ao longo de 2021.
Por fim, a Capcom está no centro de grandes especulações com um possível anúncio do remake de Resident Evil 4, jogo lançado originalmente em 2005 e que está entre os favoritos dos fãs. Há, ainda, expectativas por novidades de Pragmata, misterioso título que foi anunciado no evento de revelação do PlayStation 5 (PS5) em junho do ano passado.
É importante controlar as expectativas, no entanto. A pandemia do Covid-19 afetou diretamente vários setores da indústria, dificultando o desenvolvimento dos jogos devido às exigências de trabalho remoto. Isso significa que o cronograma das empresas ficou sujeito a alterações, adiando planos de anúncios e lançamentos.
Com informações de ESA (1, 2 e 3), Ubisoft e The Gamer
*Nota de transparência: Aliexpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.
Cinco games amados pelos fãs, mas que ficaram sem suas continuações