Se você não observar atentamente os sinais da sua lavadora de roupas, algum dia, vai correr o risco de ter uma máquina parada e cheia de roupas encharcadas ou com água por toda a sua área de serviço. O Shoptime tem algumas dicas para você não passar por isso e fazer a melhor escolha em uma lavadora nova.
Como um eletrodoméstico pesado, de uso rotineiro e que funciona com água e energia, toda máquina de lavar roupas precisa de manutenção de tempos em tempos. Por isso, vale a pena manter o contato da assistência técnica por perto e convocar ajuda ao menor sinal de problema, para que o custo dos reparos seja controlável.
Porém, existem sinais que começam a aparecer, normalmente, depois de cinco anos de uso intenso da sua lavadora ou máquina lava e seca e que indicam que está chegando a hora de trocar o equipamento. Veja a seguir:
A performance não é mais a mesma – A lavadora deixou de ter o mesmo desempenho de quando era nova. As roupas não saem tão limpas e estão ficando mais danificadas. A centrifugação não é tão eficiente, a roupa sai mais pesada e molhada. A máquina faz mais barulho. E mesmo limpando o filtro ou fazendo higienização com água sanitária a cada um ou dois meses, há cheiro ruim no tambor e pelinhos, fiapos e outras partículas nos tecidos.
Gasto de água e/ou energia aumentou – Além do desempenho afetado, parece que os ciclos estão mais demorados. Ou você vem notando vazamentos constantes de água. É importante ficar de olho nas contas de água e de energia para perceber se o equipamento está gastando mais.
Painel eletrônico, seletor e sensores não funcionam – Algumas luzinhas não acendem mais, o painel eletrônico tem teclas e funções desativadas, o temporizador não funciona, a lavadora não inicia a operação da forma correta ou não encerra o trabalho no momento em que deveria. O sensor da tampa pode estar danificado e o equipamento não inicia o ciclo programado quando você a fecha.
Você já gastou muito com consertos – Esse é o sinal vermelho. Se sua máquina de lavar roupas não está mais na garantia e vem apresentando problemas com regularidade, é importante somar os valores dos reparos.
Quantas vezes você chamou a assistência técnica ou um profissional de confiança no último ano e quanto gastou? Se o valor dos consertos for alto, acima de 50% do valor de uma máquina nova, e o equipamento estiver perto do fim da sua vida útil, com mais de seis anos de uso, em média, é a hora de programar a compra de uma nova lavadora.
Uma nova máquina de lavar roupas vai gastar menos água e energia elétrica e ainda contar com inovações, tecnologias e componentes mais modernos. Isso significa melhor desempenho e menos tempo nos ciclos de lavagem.
Faça a melhor escolha
Uma lavadora ou lava e seca de 8 kg a 10 kg é ideal para quem mora sozinho e para casais sem filhos, que podem acumular um pouco de roupa no cesto durante a semana.
Uma máquina de 10 kg a 12 kg atende uma família que consegue lavar roupas duas ou três vezes na semana. Ela vai conseguir lavar um jogo de cama de casal e dois jogos de solteiro juntos, por exemplo.
Máquinas de 14 kg a 18 kg são indicadas para famílias grandes e que preferem acumular roupa suja por mais dias, para fazer a lavadora funcionar perto da capacidade máxima. Vai lavar quatro ou cinco jogos de cama sem exceder a capacidade. Modelos maiores também lavam facilmente os edredons da casa.
Quanto mais modernas as lavadoras, mais recursos diferenciados elas apresentam. Nesse aspecto, as máquinas lava e seca ficam à frente das lava-roupas convencionais. Afinal, são os modelos topo de linha das marcas, com novas tecnologias e preço mais alto.
Algumas máquinas e lava-e-seca contam com recursos como Fast Cycle, ciclo de lavagem rápida e eficiente, para gastar menos água e energia; diferentes movimentos do tambor para melhorar a performance; sensores internos, para calcular a necessidade de água a partir da quantidade de roupa; lavagem com água quente para sujeiras difíceis; lavagem a seco e desodorização; entre outros.
Os equipamentos topo de linha no mercado são as lavadoras smart. Os modelos possuem conectividade com internet e com aplicativo para smartphone, para serem controlados e monitorados à distância. Isso abre possibilidade também para conexão com outros dispositivos smart e assistentes virtuais, como Google Assistente e Siri.
Nelas, o usuário consegue programar ciclos, iniciar a lavagem à distância, acrescentar um modo de funcionamento ou agendar o horário para ligar o eletrodoméstico. Quando um programa de lavagem se encerra, uma notificação é enviada ao aplicativo ou dispositivo.
Economia de energia e melhor desempenho são pontos-chave em praticamente todos os aparelhos smart. A tecnologia Digital Inverter aparece nas máquinas para ajudar na economia de energia.
Há também um esforço para promover economia de água. Alguns modelos contam com sensores mais modernos para detectar o peso das roupas e calcular a necessidade de água nas lavagens; outros equipamentos detectam o tipo de tecido das roupas colocadas no tambor, para sugerir programas específicos de lavagem a fim de melhorar a performance, entregar roupas mais limpas e provocar menos desgaste nas peças.
Visite o Shoptime para conhecer os modelos de máquinas de lavar roupas e lava e seca, comparar os preços e fazer a sua escolha.
Nesta semana, confira também a Eletroweek Shoptime: eletrodomésticos para renovar a sua casa com até 12% de desconto e até 10% de cashback. Baixe o aplicativo Shoptime na loja de apps do seu smartphone. Por lá, você tem ainda mais descontos exclusivos e pode acompanhar as suas entregas, além de outras vantagens.