A plataforma de videochamadas Microsoft Teams ganha, a partir desta segunda-feira (17), novos recursos voltados para reuniões virtuais de cunho pessoal. Até então mais dedicado para o uso profissional, o software permitirá criar salas de chat e realizar chamadas de vídeo em grupo com até 300 pessoas simultaneamente por até 24 horas de graça — o limite original de até uma hora foi expandido durante a pandemia.
A Microsoft também promete uma série de funções especificamente para conversas com família e amigos, com direito a reações com emojis, cenários virtuais que deixam os usuários "no mesmo ambiente", compartilhamento de localização e ferramentas de produtividade. A maioria das novidades já está disponível para as versões web, Windows, macOS, Android e iPhone (iOS).
1 de 1 Microsoft Teams lança novas funções para chats com amigos e família — Foto: Divulgação/Microsoft
Microsoft Teams lança novas funções para chats com amigos e família — Foto: Divulgação/Microsoft
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Ao realizar chamadas de vídeo pelo Teams, usuários poderão escolher um dos cenários virtuais disponíveis no aplicativo para ambientar a conversa. Diferentemente dos fundos virtuais que já existiam, o cenário escolhido agora pode ser compartilhado automaticamente por todos os participantes.
A Microsoft cita um estudo para afirmar que o recurso pode ajudar a reduzir o estresse em videochamadas, já que o cérebro "não precisa trabalhar tanto quando comparado a uma videochamada comum". Entre as opções disponíveis estão salão familiar, cafeteria e resort de veraneio.
Seis coisas que você deve evitar em videoconferências para sua segurança Google Meet completa um ano grátis e cresce no Brasil
O Teams também mantém o histórico de conversas do chat mesmo para quem entra atrasado na reunião. Os participantes podem compartilhar sua localização e usar novos tipos de emojis que aparecem em tamanho maior na tela para reagir a momentos específicos do bate-papo virtual.
Em reuniões que exigem algum tipo de organização, como em planejamentos de viagens, o app permite criar listas de tarefas conjuntas usando mensagens como base, e atribui-las a diferentes pessoas. Já funções que já existiam no Teams permanecem na modalidade pessoal, como integração com o Microsoft Office para editar documentos colaborativamente. Em breve, a Microsoft vai liberar também função de enquete integrada com o calendário para abrir votações em grupo.
Todos os arquivos, links e tarefas compartilhadas com determinado grupo ficam em um painel que pode ser consultado a qualquer momento. Segundo a fabricante, esses conteúdos ficam totalmente separados de itens ligados a conversas profissionais. Dessa forma, uma pessoa que já utilize o Teams no escritório pode adotar a ferramenta para conversas com família e amigos mantendo uma separação clara entre vida pessoal e trabalho.
Microsoft Teams oferece cenários compartilhados para reuniões virtuais — Foto: Divulgação/Microsoft
Durante o período da pandemia da Covid-19, o Microsoft Teams permite reuniões com até 300 pessoas por no máximo 24 horas de graça por tempo limitado. Normalmente, a solução oferece videochamada de graça por até um dia para duas pessoas, ou por uma hora para grupos de 100 participantes.
Veja também: Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa durante a pandemia
Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa durante a pandemia
Microfone não funciona no Google Meet? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.