O Omegle é uma plataforma lançada em 2009 que atrai pessoas do mundo inteiro pela facilidade de trocar mensagens com desconhecidos sem a necessidade de cadastro ou qualquer informação que possa identificar o usuário. O site ganhou força e se popularizou no ano passado, durante a primeira onda da pandemia, após ser visto por usuários como uma alternativa viável para driblar os dias mais solitários durante o isolamento.
No entanto, embora a ideia de conhecer pessoas online possa parecer interessante, é importante saber como o serviço funciona e quais são os riscos antes de iniciar uma conversa. Veja, a seguir, o que é Omegle e como funciona a plataforma para conversar online com desconhecidos.
1 de 3 O que é o Omegle? Veja como funciona o videochat gratuito para conversar com estranhos — Foto: Reprodução/Raquel Freire
O que é o Omegle? Veja como funciona o videochat gratuito para conversar com estranhos — Foto: Reprodução/Raquel Freire
Mini-drone zangão com 30% de desconto? No AliExpress tem. Clique e confira
Indice
1. O que é Omegle e como funciona?
Omegle é uma plataforma que oferece a possibilidade de conectar pessoas com interesses semelhantes e de qualquer parte do mundo, por chat ou vídeo, e que desejem interagir com estranhos de forma anônima.
O site não exige qualquer tipo de cadastro, portanto não há necessidade de informar dados como nome e idade para iniciar uma conversa com outros usuários. Além disso, o Omegle também não permite escolher com quem conversar: os chats são criados automaticamente com pessoas aleatórias e desconhecidas. O usuário pode, no entanto, escolher temas de interesse.
2. Como usar o Omegle?
Para usar o Omegle, basta acessar o site, escolher o idioma no qual deseja se comunicar e incluir os temas de interesse para ser direcionado a chats com usuários que buscam por conversas similares. Em seguida, a plataforma irá abrir o espaço de conversação com um usuário aleatório.
A plataforma oferece bate-papo por texto por padrão, mas também permite ativar o vídeo, cuja imagem é exibida no canto esquerdo da tela. É possível interromper a conversa ou chamada de vídeo a qualquer momento, clicando em "Pare" para sair do chat, trocar de sala ou apenas interromper a conversação.
2 de 3 O que significa Omegle? Veja janela de bate-papo do site — Foto: Reprodução/Raquel Freire
O que significa Omegle? Veja janela de bate-papo do site — Foto: Reprodução/Raquel Freire
3. Omegle é seguro?
A ideia de conversar com estranhos, mantendo o anonimato e sem grandes formalidades de cadastro pode parecer atraente à primeira vista, mas é importante ficar atento a alguns perigos a que se expõem os usuários do Omegle.
As informações trocadas em conversas online com pessoas estranhas podem, por exemplo, ser usadas por usuários mal-intencionados para cometer fraudes. O site também não conta com verificação de idade, portanto não bloqueia o uso por crianças mesmo que, oficialmente, a ferramenta seja destinada a maiores de 18 anos, ou a partir de 13 anos sob supervisão dos pais.
A plataforma também é celeiro de conteúdo inapropriado para certas idades ou grupos étnicos. Além de bate-papo sobre temas adultos, o site é acusado de permitir a reprodução e exposição de pornografia infantil por parte dos próprios usuários, segundo reportagem da BBC publicada no início do ano.
Conversar com desconhecidos online: cinco apps com sala de bate-papo Grupos abertos de WhatsApp podem ser perigosos; entenda os riscos
4. Quais são as alternativas?
3 de 3 Site parecido com o Omegle: OmeTV permite encontrar pessoas do mundo inteiro — Foto: Reprodução/Daniel Dutra
Site parecido com o Omegle: OmeTV permite encontrar pessoas do mundo inteiro — Foto: Reprodução/Daniel Dutra
Além do Omegle, outras plataformas oferecem a possibilidade de conversar com desconhecidos, sem a necessidade de cadastro ou identificação. É o caso, por exemplo, do Stranger MeetUp, que conta com chat de texto e acesso simples, cujas diferenças básicas são a impossibilidade de escolher temas de interesse e a exposição do país do usuário na tela de conversa.
No mesmo formato, o Ome TV permite a interação com novas amizades online e, embora bastante semelhante ao Omegle, não possui qualquer relação com a plataforma. A diferença, no entanto, é que o Ome TV, além de solicitar informações sobre o país do usuário, permite apenas conversas por vídeo. A plataforma também conta com aplicativos para Android e iPhone (iOS).
Usuários que preferem não se expor em chamadas de vídeo podem recorrer a opções como o aplicativo Random Chat (bate-papo aleatório, em tradução livre), disponível para Android. Assim como o Omegle, o app não requer cadastro e exige apenas apelido, gênero e idade para acessar e começar a conversar com estranhos.
Com informações de BBC, Computer Hoy e The New York Times
*Nota de transparência: AliExpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.
Veja também: WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança
WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança
Bate-papo da Internet fica gravado em algum lugar? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.