Uma das primeiras — e mais simbólicas — alterações que devem ser feitas pelo novo chanceler Carlos França é a troca no comando da Secretaria de Ásia, Pacífico e Rússia.
O posto, essencial para as relações com China e Índia, é ocupado desde junho de 2020 pela embaixadora Márcia Donner, que deve ser substituída.
Como se sabe, o relacionamento do Itamaraty com os dois países asiáticos, importantes produtores de IFA das vacinas contra a covid-19, foi um dos catalisadores da debacle de Ernesto Araújo.
A mudança está sendo estudada com cautela pelo ministro e será uma sinalização de algum ajuste nas relações com esses dois países e na política multilateral.
- Mais lidas
SaúdeSaúdeUnião Europeia pode bloquear exportação da AstraZeneca; entendaBrasilBrasilComo ficou a relação de Gilmar Mendes e Nunes MarquesPolíticaPolíticaLula vem aí pelo centro e com um pé na direitaCiênciaCiênciaCientistas descobrem possível nova força da natureza
- Leia mais
BrasilBrasilNovas soluções para velhos problemasBrasilBrasilPolícia prende quadrilha chefiada por maior miliciano do RioBrasilBrasilChefes das Forças Armadas pedem demissão em conjuntoBrasilBrasilEsforço de guerra: a saga para vacinar indígenas em locais remotos do paísContinua após a publicidade