As mudanças visuais do Windows 11 vão bem além da área de trabalho, com o novo menu Iniciar e a barra de tarefas atualizada. A Microsoft mostrou alguns teasers no evento desta quinta-feira (24) que dão uma noção do que esperar para apps tradicionais do sistema, como o Explorador de Arquivos, o Paint e o Bloco de Notas. Reunimos algumas das novidades que podem ter passado despercebidas para que você dê uma olhada mais de perto.
- Windows 11 é anunciado oficialmente; eis o que há de novo
- Windows 11 não vai rodar no seu PC se ele veio sem chip TPM de segurança
Explorador de Arquivos no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Explorador de Arquivos com Fluent Design
Um dos aplicativos mais tradicionais do Windows, o Explorador de Arquivos também está sendo atualizado com a chegada do Windows 11. A interface baseada no Fluent Design traz visual minimalista, com cantos arredondados e ícones coloridos.
Além disso, a barra de ferramentas, na parte superior do Explorer, foi redesenhada para parecer mais moderna, ainda que alguns recursos legados não possam ser substituídos. O botão “Nova Pasta” foi reformulado e ficará sempre à vista, permitindo o acionamento rápido, assim como as ferramentas “recortar”, “colar”, “renomear”, “excluir” e “compartilhar”.
Explorador de Arquivos no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Painel de Configurações do Windows 11
Outra mudança está no app Configurações do sistema, que ganha ícones coloridos e com cantos arredondados, além de um modo escuro aprimorado. O painel também exibe um novo menu de navegação à esquerda, com ícones para ilustrar cada opção, reforçando a ideia de que tudo está muito mais visual no Windows 11.
O menu de navegação deve permanecer visível mesmo ao transitar entre páginas de configurações diferentes. O Painel de Configurações do Windows promete ainda entregar melhor desempenho e abrir mais opções de personalização do sistema, incluindo o fundo e o tamanho das teclas do teclado sensível ao toque.
Configurações no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)
Paint, Bloco de Notas e mais
O MS Paint foi literalmente o primeiro programa do Windows que eu usei na vida, em meados dos anos 90, e ele também está recebendo uma roupa nova nesta atualização para o Windows 11.
Não há novos recursos — e o programa também não vai perder nenhuma ferramenta. A mudança aqui parece ser apenas estética, com os mesmos ícones novos de cabeçalho vistos nos demais aplicativos do sistema, como o Bloco de Notas.
Paint no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Vale lembrar que a Microsoft Store também está passando por uma reformulação completa, tanto de diretrizes quanto em termos visuais. Além disso, os aplicativos do Office devem ganhar uma nova roupagem — é possível que tenhamos mais imagens na próxima semana, quando a primeira prévia do Windows 11 será liberada para Insiders.
Com informações: Windows Latest.