MC PROJETOS

WhatsApp lança pagamentos no aplicativo para transferir dinheiro | Redes sociais | TechTudo

WhatsApp lança pagamentos no aplicativo para transferir dinheiro

O WhatsApp lançou nesta terça-feira (4) a função de pagamentos no aplicativo para Android e iPhone (iOS). O recurso permite transferir dinheiro entre contatos dentro da conversa do mensageiro, sem a cobrança de taxas pelas transações.

LEIA: WhatsApp ‘para de funcionar’ em iPhone antigo; entenda

As movimentações podem ser feitas apenas entre usuários comuns no momento. Quando os pagamentos no WhatsApp foram anunciados ano passado, o mensageiro planejava implementar também o pagamento de compras com o cartão de crédito para contas de empresas no WhatsApp Business, mas a permissão para transações entre negócios e clientes ainda estão em análise pelo Banco Central.

1 de 1 Pagamentos no WhatsApp chegam oficialmente ao país — Foto: Divulgação/WhatsApp

Pagamentos no WhatsApp chegam oficialmente ao país — Foto: Divulgação/WhatsApp

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Pagamentos no WhatsApp está disponível para usuários com cartões de débito, pré-pago ou combo com as bandeiras Visa e Mastercard, e emitidos pelo Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi. Segundo a empresa, outras empresas podem se cadastrar como parceiras para a movimentação de dinheiro.

Para usar o WhatsApp para realizar transferências bancárias, é preciso cadastrar o cartão de débito no Facebook Pay, plataforma de pagamentos integrada ao WhatsApp. Os dados são protegidos por um código PIN criado pelo próprio usuário ou pela opção biométrica disponível no celular. A função para dar dinheiro está disponível no menu indicado por um clipse nas conversas, área que reúne as opções de anexo para chats.

WhatsApp: 5 coisas que você deve saber sobre as mensagens temporárias Como bloquear alguém no WhatsApp

A função foi anunciada em junho pelo mensageiro, mas foi barrada pelo Banco Central dias depois a fim de avaliar os "danos irreparáveis" à competição e à privacidade de dados. A instituição liberou a autorização dos pagamentos no WhatsApp somente em março, mas manteve em análise as movimentações financeiras entre negócios para compras na plataforma de mensagens.

Segundo o WhatsApp, a empresa ainda está trabalhando com o Banco Central para oferecer a opção de realizar pagamentos a negócios pelo mensageiro. No momento, é possível transferir até R$ 1 mil por vez, e receber 20 transações por dia. O limite mensal de dinheiro movimentado pelo WhatsApp é de R$ 5 mil.

Qual o significado dos corações do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.

Função do WhatsApp destrói conversas íntimas em até 7 dias: saiba ativar

Função do WhatsApp destrói conversas íntimas em até 7 dias: saiba ativar

Sair da versão mobile