Uma instabilidade nos serviços do Facebook parece ter atingido o WhatsApp, o Instagram e o aplicativo principal da rede social. No Twitter, usuários dos aplicativos reportam lentidão e dificuldade para enviar mensagens. De acordo com os relatos, as plataformas ficaram fora do ar no início da noite desta quarta-feira (09).
- Como usar o Telegram [Guia para Iniciantes]
- Grupos de Pix no WhatsApp viralizam, mas podem ser pirâmide
Instagram, Facebook e WhatsApp (Imagem: Tecnoblog)
WhatsApp caiu? Usuários reportam problemas para enviar mensagens
De acordo com o DownDetector, site que monitora os principais serviços online, o pico de reclamações começa a subir por volta das 19h15. Os comentários indicam que o Instagram não carrega o feed e não deixa postar Stories. No Facebook, a instabilidade também foi sentida por diversos usuários. Já quem usa o WhatsApp não consegue enviar ou receber mensagens.
WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar (Imagem: Reprodução/DownDetector)
O mapa de falhas mostra que a maioria dos relatos vêm de São Paulo, com outros espalhados por outros estados, como Rio de Janeiro e Porto Alegre. Outros focos podem ser vistos fora do Brasil, em países da América Latina, como Chile, Uruguai e Argentina.
Usuários reportam instabilidade nos serviços do Facebook (Imagem: Reprodução/DownDetector)
O problema não atinge todos os usuários, mas parece acontecer tanto na web quanto nos aplicativos para dispositivos móveis. Em nossos testes, foi possível trocar mensagens no WhatsApp normalmente, mas o Instagram apresentou dificuldade para atualizar Stories.
O site do facebook para desenvolvedores reportava uma falha de API que pode causar interrupções no serviço.
[Atualizado] Facebook afirma ter corrigido falha
Procurado pelo Tecnoblog, o Facebook afirmou que o problema ocorreu devido a um ajuste de configuração. Você pode conferir a nota completa a seguir:
“Hoje, um ajuste de configuração de rede fez com que algumas pessoas tivessem dificuldade para acessar as tecnologias do Facebook. Resolvemos a questão rapidamente e pedimos desculpas pelo inconveniente.”
*Texto atualizado em 09/06/2021 às 22h15 para incluir a nota do Facebook