O WhatsApp vem preparando backups com senha, para guardá-los na nuvem com mais segurança, há alguns meses. Agora, a equipe do mensageiro deu mais um passo no desenvolvimento do recurso, ao adotar a chave de encriptação em formato hexadecimal. A ferramenta, vale lembrar, ainda não está disponível aos usuários.
- Como fazer backup das conversas no WhatsApp
- Como restaurar conversas do WhatsApp [novo celular e número diferente]
Quem dá a boa nova é o WABetaInfo. Nesta terça-feira (8), o site especializado encontrou novidades sobre a função na versão 2.21.12.14 do WhatsApp Beta para Android. Trata-se da chave de criptografia que vai adotar o formato hexadecimal. Dessa forma, o código utilizará somente números e letras minúsculas que vão de “a” até “f”.
“A chave de criptografia pode conter apenas dígitos numéricos e letras minúsculas entre ‘a’ e ‘f’”, informa a descrição do aplicativo de mensagens.
As informações dessa semana dão sequência ao que foi revelado em meados de maio. No último dia 19, o mesmo site demonstrou que o app de mensagens para Android deve trazer um mecanismo para recuperar a senha do backup. No mesmo momento, também apresentou-se uma tela para digitar o código de 64 dígitos para acessá-lo.
Chave de criptografia de backup do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp prepara backups criptografados
O WhatsApp deve garantir mais proteção às cópias de segurança em um futuro próximo. A função surgiu pela primeira vez em março de 2020, quando o mesmo site encontrou vestígios dos backups criptografados na versão de testes do app para Android. Em seguida, foi a vez do aplicativo para iPhone (iOS). Mais detalhes sobre a ferramenta surgiram em março de 2021 e no começo de maio do mesmo ano.
Outras novidades também estão a caminho. Na semana passada, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e o chefe do WhatsApp, Will Cathcart, confirmaram que será possível utilizar uma conta em até quatro dispositivos. Os executivos também falaram sobre os chats que desaparecem sozinhos e a opção para visualizar fotos e vídeos uma única vez.
Com informações: WABetaInfo