A Volvo anunciou a chegada do novo XC40 Recharge Pure Electric no Brasil. O SUV da montadora é 100% elétrico e estará disponível no mercado a partir de setembro de 2021. A empresa também revelou que deixará de comercializar veículos a combustão no Brasil em prol de modelos elétricos ou híbridos.
- Ford registra patente para exibir anúncios na tela de carros
- Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?
Volvo XC40 Recharge Pure Electric (Divulgação: Fabio Aro/Volvo)
Volvo XC40 Recharge tem autonomia para 400 km
O XC40 Recharge é o lançamento da montadora sueca para o Brasil. Com pré-venda disponível a partir de hoje e entregas em setembro de 2021, o veículo tem motor P8 100% elétrico com potência de 408 cv.
O veículo também conta com tela multimídia de 9 polegadas com sistema Android Automotive OS, versão específica do Google para carros. O condutor poderá baixar aplicativos compatíveis na Play Store, além de usar Google Maps, Spotify e dar comandos de voz através ao Google Assistente — inclusive para ações dentro do carro, como controlar o ar condicionado.
A bateria do XC40 Recharge tem capacidade para rodar até 418km. O tempo de carregamento depende do equipamento utilizado – com um carregador convencional o veículo demora até 10h para a recarga completa, enquanto o modelo rápido de 150 kW leva apenas 40 minutos para completar 80% da autonomia.
O primeiro lote do XC40 Recharge contará com 300 unidades, e o veículo custa R$ 389.950. Quem comprar o carro na pré-venda levará o carregador Wallbox sem custo extra; após o período o equipamento é comercializado por aproximadamente R$ 8 mil.
Volvo vai expandir pontos de recarga veicular
Enquanto veículos tradicionais precisam de abastecimento de combustível, carros elétricos dependem de pontos de recarga espalhados por estradas e cidades. De acordo com o diretor de marketing da Volvo, Rafael Ugo, a empresa tem cerca de 700 eletropostos espalhados pelo Brasil, com previsão de atingir 1.000 locais até o final do ano.
Carregador Wallbox (Divulgação: Fábio Aro/Volvo)
O executivo destaca as parcerias com o Grupo Pão de Açúcar e a rede de estacionamentos Estapar. Os pontos de recarga são gratuitos e também podem ser utilizados por proprietários de veículos elétricos ou híbridos que não sejam da Volvo.
Além de estabelecimentos comerciais, a Volvo quer subsidiar a instalação de 300 carregadores em edifícios comerciais e residenciais.
Volvo passa a comercializar apenas elétricos e híbridos
O lançamento do XC40 Recharge também marca a nova fase da Volvo: a montadora deixou de vender veículos com motor por combustão no Brasil, e aposta na venda exclusiva de carros híbridos ou elétricos.
De acordo com João Oliveira, diretor geral de Operações e Eletrificação da Volvo, o Brasil é o segundo mercado da montadora a ter a gama de veículos 100% eletrificada.
Além disso, a empresa quer que a metade dos produtos da Volvo sejam 100% elétricos até 2025, além de neutralizar as emissões de carbono de toda a cadeia de produção. A empresa mantém uma meta para que todos os veículos produzidos a partir de 2030 sejam 100% elétricos.