MC PROJETOS

Você conhece a origem do nome “Bluetooth”?

Você conhece a origem do nome "Bluetooth"

Desde 1999, existe essa tecnologia que permite conectar dispositivos eletrônicos a uma distância pequena por meio de frequência de rádio de ondas curtas. É assim que a música do celular toca na caixinha, ou nos fones de ouvido sem fio. Ou que o relógio se comunica com o computador. E o computador, com a impressora. Sem você perceber, várias tecnologias, de fabricantes diferentes, estão conversando.

Essa história começou mais de mil anos atrás. O Bluetooth original era um viking: Harald Gormsson, que foi rei da Dinamarca entre 958 e 986. O rei Harald era muito conhecido por duas coisas. A primeira: unificar as tribos de dois reinos nórdicos – a Dinamarca e a Noruega, depois de converter os dois ao cristianismo. A segunda, ele tinha um dente podre, escuro, e, portanto, era chamado respeitosamente de rei Harald do Dente Azul

Mil anos mais tarde, Jim Kardach e Sven Matheson tiveram uma conversa sobre o rei do dente azul em um bar. Eles estavam trabalhando com três empresas líderes da indústria de tecnologia para criar uma conexão colaborativa nos produtos delas, que permitisse a troca de dados entre os produtos.

Com os feitos do rei nórdico na cabeça, Jim chegou a esboçar um desenho do rei Harold do dente azul todo conectado. Em meados dos anos 90, o nome Bluetooth era apenas temporário.

No Domingão com Huck, o professor Rafael chegou à final do ‘Quem Quer Ser Um Milionário?’, mas não quis arriscar. E o Fantástico explica o que um rei tem a ver com a tecnologia Bluetooth.

Veja o Vídeo na Integra

Com os feitos do rei nórdico na cabeça, Jim chegou a esboçar um desenho do rei Harold do dente azul todo conectado. Em meados dos anos 90, o nome Bluetooth era apenas temporário.

Quem relembra essa história é o Chuck Sabin, atual diretor da organização que representa a tecnologia: “Ele foi proposto para ser substituído por outros nomes, mas nada sobressaiu tanto para os envolvidos, afinal de contas, o termo já estava pegando e também disponível para registro”.

Ainda Faltava um detalhe importante: a logomarca. Como essa nova tecnologia poderia aparecer nos produtos?

“A logo tem origem muito semelhante ao nome. São runas vinculadas. A primeira delas seria equivalente ao h, e a segunda ao b, formando a iniciais do rei Harold. Então, se você sobrepuser essas duas runas, elas formarão a figura que a gente conhece hoje”, conta Chuck Sabin.

E foi assim que a História surgi-o de mais de mil anos e se mantem viva até hoje, o símbolo aparece na barra do menu do celular ou do computador, milhões de vezes, todos os dias.

Sair da versão mobile