MC PROJETOS

Viagem ao Vale do Silício: Visitamos a Garagem onde a HP começou

Viagem ao Vale do Silício: Visitamos a Garagem onde a HP começou Canaltech

Tudo sobre

HP

imagem05-04-2021-14-04-33

Saiba tudo sobre HP

Ver mais

Hewlett e Packard

Continuando nossa jornada pelo Vale do Silício, outro ponto de referência para quem curte tecnologia é a famosa garagem da HP, local quase obrigatório para qualquer entusiasta de tecnologia e que não podíamos deixar de conferir.

Situada em um bairro residencial (bastante calmo, por sinal), com muitas árvores e bem próximo do campus da Universidade de Stanford, a garagem fica na casa de número 367, na Addison Avenue, onde efetivamente nasceu o tão conhecido Vale do Silício.

Casa da HP, restaurada

Indice

Leia mais: Turismo Nerd – um passeio pelo Vale do Silício

A casa, embora restaurada, remonta bem a arquitetura antiga que vemos nos filmes da década de 30. Os tijolinhos, ar fresco e muita sombra devem ter servido de inspiração para os fundadores da HP.

Estávamos ali, diante do local onde surgiu a Hewlett-Packard, em 1938, quando Bill Hewlett e Dave Packard, até então dois estudantes de Stanford, começaram a usar o espaço da garagem da casa para criar seu primeiro produto: um oscilador de áudio, instrumento muito usado por engenheiros de som para fazer testes de áudio. O projeto foi iniciado com apenas US$ 538 e, no ano seguinte, junto com o começo das vendas do oscilador, foi fundada a primeira empresa de tecnologia de todo o Vale do Silício: a Hewlett-Packard.

Garagem da HP ali no fundo!

Pouco depois, já em 1940, a empresa foi para uma sede maior, mas em 1987 a casa onde a garagem se situa foi oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado da Califórnia como “Local de Nascimento do Vale do Silício”.

E por falar em reconhecimento pelo Governo, assim que nos deparamos com a antiga casa, uma placa nos chamou a atenção. Nela estava escrito que ali era o berço do Vale do Silício, a primeira região de alta tecnologia do mundo. Contaremos detalhes sobre o texto da placa mais adiante.

À esquerda da placa, logo mais ao fundo, encontramos o portãozinho verde da garagem… trancado. E, infelizmente, estava protegido por outro portão de grade. Ela estava ali, toda conservada e convidativa, a apenas alguns metros de distância da nossa lente – mas a garagem da velha casa não pode ser aberta à visitação pública. Valeu a tentativa.

Em meio a nossas anotações, cadernos de viagem e pesquisas, encontramos uma informação relevante sobre a velha casa: no ano 2000, a empresa readquiriu a propriedade onde tudo começou e a restaurou, concluindo sua reforma cinco anos depois, a fim de aproximá-la ao máximo da época de sua fundação, uma exigência do governo para finalmente reconhecer o local como Marco Histórico Nacional.

Clique e faça uma visita virtual ao número 367 da Addison Avenue

A rua estava tranquila, mas o lugar é certamente um ponto turístico “geek”, tanto que enquanto tirávamos fotos, outros interessados apareceram. Dois empregados da SAP, que mantém sede na região, vindos diretamente da França, questionaram o motivo da nossa visita. Trocamos algumas informações e nos despedimos.

De acordo com Gary Elliot, vice-presidente de Brand Management e Design da HP, “a garagem da HP é um símbolo daquilo que pode surgir de começos humildes aliados a trabalho duro e determinação”. Quem é que imaginaria o tamanho do império que a pequena empresa de garagem viria comandar no futuro?

+11

Um pouco de história

A primeira impressão que tivemos do local foi uma verdadeira mistura de elementos retrô com tecnologia. Na frente da propriedade, a placa de Registro Nacional de Lugares Históricos divide espaço com a primeira, de 1989, cedida pelo Governo da Califórnia com a confirmação de que ali ocorreu o “nascimento do Vale do Silício”.

O texto da placa explica que a ideia para tal região originou-se com o Dr. Frederick Terman, um professor da Universidade de Stanford que incentivava e encorajava seus alunos a começarem suas próprias companhias de eletrônicos naquela região, ao invés de irem para tradicionais empresas estabelecidas no outro extremo do país, o leste.

E os dois primeiros estudantes a seguir seu conselho foram justamente Hewlett e Packard. Para se ter ideia, mesmo após a mudança de sede da empresa, ela continuou na região. Em 1942 os fundadores iniciaram a construção de um prédio comercial em Palo Alto que, caso a empresa não desse certo e fosse levada a falência, ele poderia ser convertido facilmente (leia-se “economicamente viável”) em um mercado. Até hoje a sede principal da HP se encontra na Califórnia, sem nunca ter saído de Palo Alto.

Leia mais: Turismo Nerd – um passeio pelo Vale do Silício. Conheça os outros lugares que visitamos!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Comentários

Sair da versão mobile