Jay "Sinatraa" Won, jogador profissional de Valorant, teve sua suspensão de todas as competições do jogo ampliada por seis meses, segundo anúncio da Riot Games nesta segunda-feira (17). Para a desenvolvedora, o jogador norte-americano não cooperou com as investigações de abuso sexual, iniciadas após denúncia da ex-namorada nas redes sociais. Em março, a jovem Cleo, que namorou Sinatraa, postou em seu Twitter um desabafo onde explicava sua relação com o atleta, o que incluía uma acusação de abuso sexual. Rapidamente, ele foi banido de todos os torneios pela a Riot e o time Sentinels, onde jogava.
Jogador é banido ao vivo após trapacear e fica surpreso; assista ao vídeo
Desde 10 de março, Sinatraa está suspenso de temporariamente e a desenvolvedora iniciou uma investigação interna sobre a denúncia. No entanto, a ação foi levada à Justiça e a Riot irá encaminhar uma apuração própria para as autoridades.
1 de 1 Sinatraa foi suspenso por seis meses pela Riot Games por atrapalhar investigações — Foto: Divulgação/Ben Pursell/Overwatch League
Sinatraa foi suspenso por seis meses pela Riot Games por atrapalhar investigações — Foto: Divulgação/Ben Pursell/Overwatch League
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
De acordo com a Riot, Sinatraa violou a regra 8.1 da política de competição global de Valorant. Tal item menciona a colaboração em investigação que envolvam o jogador. Segundo a desenvolvedora, apesar de a investigação não ter chegado a uma conclusão em definitivo, o pro player agiu de má-fé durante a mesma, o que levou a decisão de ampliar seu banimento.
A suspensão do jogador, que começou oficialmente em 10 de março, agora terminará exatamente no dia 10 de setembro. Antes de ser permitido a voltar para as competições, Sinatraa terá que passar por um treinamento de conduta profissional, de modo a evitar mais problemas.
Em um comunicado publicado em sua conta pessoal do Twitter, o jogador pede desculpas e diz que usará os próximos meses longe das competições para desenvolver habilidades interpessoais, além de ganhar a confiança da comunidade de volta.
Jay "Sinatraa" Wong começou sua carreira profissional jogando o competitivo de Overwatch em 2019. Neste período, o atleta conheceu Cleo e os dois começaram um relacionamento que durou nove meses. No inicio de 2020, o pro player decidiu mudar de categoria e passou a competir em Valorant.
Com informações de Riot Games, Dot Esports e Twitter
Valorant: jogador Sinatraa é suspenso após acusações de abuso sexual Valorant: jogador Sinatraa nega acusação de abuso sexual de ex-namorada Valorant: fã cria réplica da arma Phantom na vida real; veja vídeo