O Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19 em 77% das pessoas com idade acima dos 80 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, este grupo prioritário conta com 4,44 milhões de pessoas e por volta de 4,7 milhões de doses foram aplicadas para este contingente, sendo 3,4 milhões em primeira e 1,3 milhão em na segunda etapa.
Os trabalhadores da saúde correspondem a um número maior, 6,6 milhões de brasileiros e sua distribuição de doses — segundo o monitor do governo federal — aponta que 66% receberam a primeira dose e 35% receberam a segunda aplicação.
Em relação aos indígenas, a cobertura de uma dose chegou a 63% dos 413.739 indivíduos cotados pelo Ministério da Saúde como integrantes dessa população. A segunda dose chegou a 42%.
Os grupos prioritários de vacinação foram fixados pela própria pasta da Saúde, que elencou a população que sofre desdobramentos severos da infecção pelo novo coronavírus e profissionais que são altamente expostos à contaminação em seu ofício.
Ainda que os números mostrem que é preciso avançar rapidamente para que se conclua a vacinação desses grupos prioritários, ao estender a lupa até a população brasileira como um todo, é possível perceber com maior intensidade o quão lentamente caminha a imunização aos brasileiros. A taxa de vacinas aplicadas em primeira e segunda dose ainda não corresponde a 9% da população total, considerando números do último dia de março.
Até esta sexta-feira, 2 de abril, 18.765.151 brasileiros foram imunizados com primeira dose contra a Covid-19, o que corresponde a 8,9% da população. 5.256.408 já receberam a segunda dose e completaram o esquema de vacinação contra a doença, já que as vacinas utilizadas atualmente no país – CoronaVac e vacina de Oxford – exigem a aplicação de duas doses.
Confira abaixo os números atualizados da vacinação no Brasil:
- Mais lidas
PolíticaPolíticaBolsonaro despertou no brasileiro o que ele tem de piorEconomiaEconomiaLuiza Trajano e Moro se recusaram a assinar carta de presidenciáveisPolíticaPolíticaAs revelações de Eduardo Cunha sobre os bastidores do impeachment de DilmaBrasilBrasilCaso Henry: ‘Não tenho dúvidas de que Dr. Jairinho é culpado’, diz o pai
- Leia mais
SaúdeSaúdeVacina de Oxford: Reação imune pode estar por trás de efeitos colateraisSaúdeSaúdeA juventude trancafiada: ela dá sinais de mau humor, irritação e solidãoSaúdeSaúdeEnterros de vítimas da Covid-19: a despedida à noiteSaúdeSaúdeVacinação começa a apresentar sinais concretos de alento entre mais velhosContinua após a publicidade