O presidente brasiliense Jair Bolsonaro deixou o Hospital das Forças Armadas (HFA) no final da tarde desta quarta-feira e foi transferido para um hospital em São Paulo para novos exames depois que o cirurgião Antônio Luiz de Macedo (Macedo) operou o presidente em 2018 após ser esfaqueado. Obstrução intestinal encontrada. Bolsonaro foi encaminhado ao HFA em Brasília na madrugada da quarta-feira devido a dores abdominais. Por mais de dez dias, ele reclama e soluça. O presidente será levado ao Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
Após exame no HFA de Brasília, o Dr. Macedo, médico responsável pela cirurgia abdominal do Presidente da República, constatou uma obstrução intestinal e decidiu levá-lo para São Paulo, onde foi submetido a um ataque de faca em 2018 e fará exames complementares para determinar a necessidade de cirurgia urgente ”, disse o comunicado do Palácio do Planalto. Por volta das 14h, o avião presidencial começou a se movimentar no Aeroporto Internacional de Brasília, para o caso de o presidente precisar se deslocar, o que o presidente confirmou algumas horas depois. O avião decolou e sobrevoou a região por alguns minutos antes de retornar à capital federal
No Hospital das Forças Armadas, o ministro da Saúde Marcelo Queroga, o ministro da Economia, Paul Geddes, e Augusto Heleno, da Secretaria de Segurança Institucional, visitaram o presidente. Cinco apoiadores do presidente também penduraram a bandeira brasileira em frente ao hospital.
Presidente reclamou de soluços
Bolsonaro tem se queixado há mais de uma semana da situação, que, segundo ele, pode ter sido causada por remédios que ele tomou.
Essa situação, comprovada em entrevistas e discursos do presidente, tem chamado a atenção na Internet: nos últimos 7 dias, “soluços” e “mal-estar” são as principais pesquisas relacionadas ao nome de Bolsonaro segundo a ferramenta Google Trends. Bolsonaro mostrou desconforto pela primeira vez no dia 5, quando disse numa tradicional conversa com os seus apoiantes no Palácio da Alvorada que pouco tinha a dizer sobre os dois implantes dentários no sábado passado. Poucos dias depois, em entrevista na quarta-feira passada, o presidente explicou que estava com soluços e disse que achava que era por causa das drogas.
— Estou com soluço há cinco dias. Fiz uma cirurgia para implante dentário no sábado. Talvez em função dos remédios que eu estou tomando, estou 24h por dia com soluço — disse, em entrevista à rádio Guaíba.