O Twitter anunciou como funciona o novo processo para verificar a conta nesta quinta-feira (20). O procedimento, que passa por mudanças segundo feedback de usuários desde novembro, agora traz critérios mais transparentes e permite que qualquer perfil peça o “check azul” a partir de um formulário disponível no microblog. Essa opção será liberada para todos aos poucos nas próximas semanas.
O Twitter também aproveitou a ocasião para revelar outras novidades na plataforma. A página de perfil ganhará uma aba chamada "sobre", que conterá informações pessoais como aniversário, localização, data de criação da conta e os pronomes usados pelo usuário. Além disso, contas automatizadas (ou "bots") agora serão indicadas por um aviso no perfil.
1 de 3 Novo formulário para verificar conta no Twitter e ganhar o "check azul" — Foto: Divulgação/Twitter
Novo formulário para verificar conta no Twitter e ganhar o "check azul" — Foto: Divulgação/Twitter
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A nova política de verificação do Twitter considera que contas de instituições ou pessoas podem receber o "check azul" contanto que se encaixem em uma das seguintes categorias: instituições governamentais e líderes, jornalistas e veículos de imprensa, empresas e marcas, artistas, atletas e ativistas. A expectativa é liberar, no meio do ano, uma categoria para que cientistas, acadêmicos e líderes religiosos também possam pedir a verificação da conta.
O usuário verificado também deve seguir critérios de notabilidade, autenticidade e atividade, segundo o Twitter. Na prática, isso quer dizer que os perfis devem ser:
- Completos: com foto de perfil e nome;
- Ativos: ter feito login pelo menos uma vez na conta há, no mínimo, seis meses;
- Confirmados: o usuário deve autenticar sua conta com um e-mail ou número de telefone;
- Adequados: respeitar as regras do Twitter. Contas que violaram as diretrizes no último ano não são verificadas.
Os novos critérios para verificação de contas no Twitter valem globalmente para todos os usuários — até mesmo os que já têm o "check azul". Estas contas já verificadas não precisam requerer a verificação, mas podem perdê-la caso desrespeitem as novas regras do Twitter.
Twitter: como excluir todos os tuítes do seu perfil de uma vez 25 funções pouco conhecidas do Twitter
Como ser verificado no Twitter?
O formulário para pedir o "check azul" do Twitter está disponível nas configurações do microblog. É possível preenchê-lo uma vez a cada 30 dias, e não há limite de tentativas, então o usuário pode enviar quantos pedidos desejar.
O Twitter requer algumas informações do usuário para realizar o processo, como em qual categoria sua conta se encaixa para ser verificada. A pessoa ou instituição também deve comprovar a identidade de alguma forma, seja com um e-mail de "domínio relevante", site oficial da organização ou documento de identidade.
O formulário de conta verificada também dá a opção de responder um questionário ao final do pedido, para que o Twitter receba mais feedbacks de usuários sobre a qualidade do processo. O Twitter informa via e-mail, em algumas semanas, se o pedido de conta verificada foi aceito pela plataforma. O microblog ressalta que os dados informados durante o pedido, como a categoria da conta, não são publicizados em nenhum lugar do Twitter.
Mais novidades para perfis
2 de 3 Nova aba "sobre" no Twitter — Foto: Divulgação/Twitter
Nova aba "sobre" no Twitter — Foto: Divulgação/Twitter
A página de perfil ganha a aba "sobre" para reunir em um só lugar dados pessoais do usuário, como aniversário, quando criou o microblog e localização. O Twitter revelou ainda a opção de expor na nova página os pronomes pelos quais o usuário deseja ser tratado. Segundo o microblog, a expectativa é que a seção "sobre" ganhe mais campos no futuro, para trazer cada vez mais informações sobre as contas.
3 de 3 Bot no Twitter com aviso — Foto: Divulgação/Twitter
Bot no Twitter com aviso — Foto: Divulgação/Twitter
O Twitter agora vai indicar as contas automatizadas da plataforma logo na página do perfil em questão. O aviso é ilustrado por uma figura de robô e acompanha um alerta por escrito de que se trata de uma conta com ações automáticas. Segundo o Twitter, o próprio usuário que criou o bot deve informar ao microblog que a conta é automatizada.
Veja também: Twitter: veja curiosidades sobre as redes sociais
Twitter: veja curiosidades sobre as redes sociais
Como recuperar a conta do Twitter? Descubra no Fórum do TechTudo.