Tudo sobre BlackBerry
Ver mais
Anteontem, enquanto estávamos num feriado gelado – para as regiões Sul e Sudeste do país – a RIM trabalhava duro para provar que o BlackBerry 10 é um ótimo sistema operacional. A apresentação ocorreu durante o BlackBerry World 2012, feira que ocorreu até ontem (03) na cidade de Orlando.
Esta é a última esperança da RIM para voltar ao mercado de smartphones ainda neste ano. A apresentação dos recursos foi feita pelo CEO da marca, Throsten Heins, e o foco ficou para a qualidade da câmera, reprodução de vídeos, digitação e fluidez do sistema QNX, o mesmo que está no PlayBook.
O vídeo enterra de vez o teclado físico QWERTY que fez fama nos aparelhos da marca, e que infelizmente não tem mais espaço nos aparelhos com cara cool, que é o que o BlackBerry 10 apresenta. Mesmo com teclado virtual, ele continua com uma cara corporativa que os aparelhos tem hoje, só que sem sentir as teclas no dedo. Só o vidro. Outra novidade para o teclado são as dicas de palavras que ele vai dando enquanto você escreve. Basta jogar a palavra pra cima que ela vai para a frase.
Como o lema da marca agora é a fluidez, e isso ficou claro no tablet da empresa, o hardware que os smartphones carregam deve receber muito combustível. No PlayBook todos os aplicativos abertos rodam ao mesmo tempo graças ao hardware parrudo que ele tem, e isso será replicado para os smartphones.
Tudo isso é lindo e roda perfeitamente – no vídeo. O problema é que a RIM tem que convencer que este sistema operacional é tão bom quanto Android e iOS para os desenvolvedores, e depois para os usuários. Nesse sentido tivemos sistemas operacionais belíssimos que morreram, como o WebOS e o MeeGo.
Será que a RIM volta ao mercado?
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Comentários