A tecnologia dá uma ajuda para manter a casa limpa com os robôs aspiradores de pó. Porém, e quando seu robozinho parece não dar mais conta do recado? Quando é a hora de aposentar o velho companheiro e investir em um novo aspirador robô? O Shoptime responde.
Para tomar essa decisão, é preciso entender como está o funcionamento e o desempenho do equipamento. É esperado um desgaste natural após dois ou três anos de uso, especialmente, para um aparelho que funciona em meio a poeira, sujeira, pelos de animais, etc. Mas o gasto com a manutenção não pode se equiparar com o valor de um aparelho novo.
Antes de autorizar conserto, troca da bateria e componentes eletrônicos, compare o custo do serviço com um produto novo. Especialistas indicam que você não deve gastar valor próximo de um equipamento novo em um ano de manutenção: ao contrário, vale a pena adquirir um aparelho mais moderno e sem problemas.
Peças
Para as peças que se danificam no uso, é possível fazer a substituição, incluindo as vassourinhas, o filtro e o compartimento de sujeira. É só solicitar à fabricante ou lojas autorizadas. Isso é mais fácil de fazer quando você adquire um aparelho com assistência técnica no Brasil.
Bateria
A maior parte dos consumidores relata problemas com a bateria dos aspiradores robôs, após alguns anos de trabalho. Eles ficam mais lentos, menos potentes ou funcionam por muito menos tempo do que quando eram novos.
A substituição da bateria vai solucionar o problema. Mas a questão é o custo. Em uma pesquisa com algumas assistências autorizadas, uma nova bateria pode ter valor equivalente a 50% do preço de um robô novo.
Especialistas reforçam que a utilização de uma bateria não oficial ou de marca paralela pode não entregar o mesmo desempenho. Cabe ao consumidor decidir se vale a pena fazer a troca ou investir em um equipamento mais moderno.
Pane geral
Casos mais graves de conserto de aspirador robô praticamente inviabilizam qualquer recuperação. As assistências mencionaram pane elétrica, contato com água nas placas eletrônicas, quebra de componentes essenciais e até xixi de cachorro.
Nesses casos, a manutenção ficaria até mais cara do que comprar um equipamento novo.
Dicas
O manual de instruções é essencial para saber operar e para fazer alguma possível manutenção do seu aspirador robô da forma correta. Se você jogou o manual fora, entre no site do fabricante e procure o modelo do seu aparelho. Com certeza, você encontrará o PDF do livrinho para baixar.
Mantenha o robô limpo e em local sem umidade. Fios e detritos presos nas escovinhas ou no compartimento podem prejudicar o funcionamento correto.
Se você usa o aspirador com frequência (diariamente ou a cada dois dias), mantenha-o com a bateria sempre carregada.
Se você usa o robô uma vez por semana, mantenha-o carregado e desligado. Quando desejar usá-lo, deixe por uma ou duas horas na base ou carregador, faça a rotina de limpeza e coloque de volta para recarregar a bateria até o painel ou aplicativo indicar 100%.
Se o robozinho vai ficar bastante tempo sem uso, carregue totalmente a bateria, pelo menos, a cada seis meses.
Para aspirador robô inteligente, busque atualizações do sistema. Isso pode significar novas funções, estabilidade de uso, menor consumo de energia e outras evoluções.
E se você busca um novo aspirador robô, o Shoptime tem dezenas de modelos para você conhecer.
E nesta semana, aproveite a Black Night, com ofertas de até 80% de desconto. Baixe o aplicativo Shoptime na loja de apps do seu smartphone. Por lá, você tem mais descontos exclusivos e pode acompanhar suas entregas, além de outras vantagens.