O presidente Jair Bolsonaro encaminhou nesta terça-feira, 6, ao Congresso Nacional projeto de lei para flexibilizar as regras da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 e permitir a execução de programas que tenham duração específica no ano corrente. Com a aprovação do projeto, o governo poderá retomar medidas econômicas de enfrentamento à pandemia, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que oferece acesso a crédito, e o Programa de Manutenção de Empregos (BEm), que permite a redução temporária de salário e de jornada ou suspensão de contratos.
Com o orçamento limitado pela regra do teto de gastos, a retomada dos programas foi inviabilizada. Segundo o governo, a alteração proposta não viola o teto de gastos nem as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“A proposta pretende adequar os requisitos para aumento de despesas que não sejam obrigatórias e de caráter continuado. Com a modificação proposta, não será necessária a apresentação de medida compensatória para esse tipo de despesa. As hipóteses de aumento transitório de despesas, no entanto, continuam submetidas às demais regras fiscais em vigor que limitam e condicionam a realização de gastos públicos em geral (metas de resultado fiscal, teto de gastos, disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal, etc)”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República, em nota.
No ano passado, foram liberados cerca de R$ 37,5 bilhões para o Pronampe, segundo o Ministério da Economia. O programa atendeu mais de 517 mil pequenas e médias empresas. Já o BEm foi adotado por 1,5 milhão de empresas e resultou na formalização de 20,1 milhões de acordos entre patrões e empregados, para redução de até 70% do salário e suspensão de contratos.
Com Agência Brasil
- Mais lidas
BrasilBrasilPT revela ‘perplexidade’ com Fux por julgamento contra Lula no STFPolíticaPolíticaA paciência acabou (por Gustavo Krause)EconomiaEconomiaA mais nova aposta de Paulo Guedes para fazer caixa no governoMundoMundoNova Zelândia vence o coronavírus e mostra o futuro que desejamos
- Leia mais
EconomiaEconomiaCalifórnia planeja reabertura total das atividades econômicas em junhoEconomiaEconomiaSenado prorroga prazo do IR para julho, mas mudança só vale após sançãoEconomiaEconomiaFMI vê sinais de retomada global e eleva projeção para PIB do BrasilEconomiaEconomiaCom avanço da Covid, setor de serviços registra maior recuo em 8 mesesContinua após a publicidade