Academia das vendas

Categoria:

Procon-SP cobra Apple, Motorola e Samsung sobre segurança de celulares | Celular | MC Projetos

Procon SP cobra Apple, Motorola e Samsung sobre segurança de celulares

O Procon de São Paulo informou na manhã desta quinta-feira (17) que pediu esclarecimentos da Apple, da Motorola e da Samsung sobre a segurança de celulares. A solicitação foi feita a reboque da revelação de que quadrilhas em São Paulo se especializaram no roubo de aparelhos não para vendê-los, mas sim para acessar aplicativos de bancos e instituições financeiras. O caso foi descoberta pela Folha de São Paulo.

De acordo com o jornal, os criminosos se apropriam dos telefones e fazem transferências para outras contas. O prejuízo pode chegar a milhares de reais. A Folha apurou, por exemplo, que os bandidos conseguem burlar os sistemas de segurança dos aparelhos. Os mecanismos usados por eles permanecem um mistério.

As informações solicitadas pelo Procon-SP

Na nota de hoje, o órgão vinculado ao governo paulista pede uma série de informações a respeito do tema e dá prazo até 22 de junho para receber as respostas. Confira o resumo:

  • Laudos técnicos dos testes de validação e eficiência realizados para garantia de segurança no desbloqueio dos aparelhos nas modalidades de senhas, códigos de segurança, reconhecimento de voz e facial, dentre outros.
  • Providências para identificação de possíveis problemas de quebra de segurança de acesso e de violabilidade de dados nos aparelhos.
  • Forma de recepção, tratamento e armazenamento dos dados fornecidos pelos usuários no momento da habilitação dos respectivos aparelhos.
  • Período previsto para o armazenamento dos dados dos usuários – incluindo as imagens e gravações de voz, comprovando a possibilidade de sua atualização e exclusão (no aparelho e de forma remota).
  • Custos para utilização dos dispositivos de segurança nos aparelhos e no respectivo sistema operacional.
  • Forma de cadastro e armazenamento do “Endereço de Protocolo da Internet – IP” por usuário, bem como dos dispositivos de segurança utilizados na sua identificação, endereçamento, localização e rastreamento de forma remota em caso de furto/roubo.
  • Sistemas de bloqueio, exclusão de dados de forma remota e rastreamento, disponibilizados aos usuários/consumidores vítimas de furto/roubo de aparelhos.

O que dizem as empresas

O TechTudo tenta contato com as empresas citadas e vai atualizar o texto assim que receber os esclarecimentos.

Com informações da Folha de São Paulo

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Artigos relacionados

Plugin Kapsule Corp