Tudo sobre
Saiba tudo sobre iPhone 4s
Ficha técnica
Uma das maiores mudanças do iPhone 4, quando comparado com modelos anteriores, está em sua câmera. Esta novidade, que acompanha o produto até na última versão – o iPhone 4s – se chama HDR (High Dynamic Range), ou Grande Alcance Dinâmico, em português.
O nome pode não ser muito familiar para você, mas saiba que ele não é tão novo assim e não foi a Apple quem o criou. Esta tecnologia é utilizada em câmeras profissionais há certo tempo. O HDR funciona assim: o software registra três fotos iguais, só que com diferentes configurações de exposição da luz para cada uma. Após este passo, o iPhone junta as três imagens em uma só, balanceando da melhor forma possível as cores e sombras.
Para conseguir este recurso, que vem como padrão no iOS desde a versão 4.1, basta entrar no aplicativo de fotos e tocar em “Opções”, que fica no topo da interface. De lá, selecione a opção HDR e pronto.
Com esta opção ativada, quando você bater a foto o aparelho irá “pensar” logo em seguida. Este tempo entre o botão de disparo e a imagem capturada é necessário para que o smartphone capture as três fotos e faça o processo de unir todas.
O resultado final das imagens com HDR são mais visíveis quando a quantidade de luz no ambiente é baixa, a noite por exemplo. Em condições normais de luz o recurso consegue retirar algum exagero de brancos, como o céu totalmente claro, evidenciando as nuvens em contraste com o azul do céu.
Confira um resultado de uma foto diurna com e sem o HDR:
Foto com o iPhone 4 e sem HDR
Foto com o iPhone 4 e com HDR
Há um pequeno problema no HDR, já que ele desbota um pouco da cor no momento que junta as três imagens. Mas isso deixa claro que ele é apenas um aliado do fotógrafo e que tem de ser corretamente balanceado, pois não seria bacana tirar uma foto de uma Ferrari vermelha e ela sair rosa na foto, né?
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Comentários