O segredo para uma gestão eficaz do tempo é … pensar em tomates em vez de horas? Pode parecer bobo no começo, mas milhões de pessoas juram pelo poder de mudança de vida da Técnica Pomodoro. (Pomodoro significa tomate em italiano. 🍅)
Este método popular de gerenciamento de tempo pede que você alterne sessões de trabalho focadas em pomodoros – com intervalos curtos e frequentes para promover a concentração sustentada e evitar a fadiga mental.
Experimente a técnica Pomodoro se você …
- Encontrar pequenas distrações muitas vezes atrapalha todo o dia de trabalho
- Trabalhe consistentemente além do ponto de produtividade ideal
- Ter muitos trabalhos abertos que podem levar um tempo ilimitado (por exemplo, estudar para uma prova, pesquisar para uma postagem no blog, etc.)
- São excessivamente otimistas quando se trata de quanto você pode fazer em um dia (não somos todos?)
- Desfrute do estabelecimento de metas gamificado
- Realmente gosto de tomates
Indice
Qual é a técnica Pomodoro?
A Técnica Pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 1980 pelo então estudante universitário Francesco Cirillo. Cirillo estava lutando para se concentrar em seus estudos e concluir as atribuições. Sentindo-se oprimido, ele se comprometeu a se comprometer com apenas 10 minutos de tempo de estudo concentrado. Encorajado pelo desafio, ele encontrou um cronômetro de cozinha em formato de tomate (pomodoro em italiano) e nasceu a técnica Pomodoro.
Embora Cirillo tenha escrito um livro de 130 páginas sobre o método, seu maior ponto forte é a simplicidade:
- Obtenha uma lista de tarefas e um cronômetro.
- Defina o cronômetro para 25 minutos e concentre-se em uma única tarefa até que o cronômetro toque.
- Quando sua sessão terminar, marque um pomodoro e registre o que você completou.
- Em seguida, faça uma pausa de cinco minutos.
- Depois de quatro pomodoros, faça um intervalo mais longo e restaurador de 15 a 30 minutos.
Os sprints de trabalho de 25 minutos são o núcleo do método, mas uma prática Pomodoro também inclui três regras para obter o máximo de cada intervalo:
- Divida projetos complexos. Se uma tarefa requer mais de quatro pomodoros, ela precisa ser dividida em etapas menores e acionáveis. Seguir essa regra ajudará a garantir um progresso claro em seus projetos.
- Pequenas tarefas caminham juntas. Qualquer tarefa que leve menos de um Pomodoro deve ser combinada com outras tarefas simples. Por exemplo, “escrever cheque de aluguel”, “marcar consulta com o veterinário” e “ler artigo do Pomodoro” podem ir juntos em uma sessão.
- Depois que um pomodoro é colocado, ele deve tocar. O pomodoro é uma unidade indivisível de tempo e não pode ser quebrada, principalmente para verificar e-mails recebidos, bate-papos de equipe ou mensagens de texto. Quaisquer ideias, tarefas ou solicitações que surjam devem ser anotadas para consulta posterior. Um gerenciador de tarefas digitais como Todoist é um ótimo lugar para isso, mas papel e caneta também servem .
No caso de uma interrupção inevitável, faça uma pausa de cinco minutos e comece novamente. Cirillo recomenda que você acompanhe as interrupções (internas ou externas) à medida que ocorrem e reflita sobre como evitá-las em sua próxima sessão.
A regra se aplica mesmo se você terminar sua tarefa antes de o cronômetro desligar. Use o resto do seu tempo para superaprender ou melhorar as habilidades ou o escopo de conhecimento. Por exemplo, você pode passar o tempo extra lendo jornais profissionais ou pesquisando oportunidades de networking.
Dica de Todoist
Mantenha um projeto “Overlearning” em Todoist com uma lista de tarefas que você pode escolher rapidamente da próxima vez que tiver tempo de sobra para Pomodoro.
Se o sistema parece simples, é porque é. A técnica Pomodoro tem tudo a ver com colocar sua mente na zona para terminar suas tarefas.
O que torna o pomodoro tão eficaz?
A tolice arbitrária de usar um tomate como substituto de unidades de tempo desmente a séria eficácia da Técnica Pomodoro quando se trata de ajudar as pessoas a fazer as coisas. Aqui está o que torna o método especialmente adequado para aumentar a produtividade:
Tornando mais fácil começar
A pesquisa mostrou que a procrastinação tem pouco a ver com preguiça ou falta de autocontrole. Em vez disso, adiamos as coisas para evitar sentimentos negativos. É desconfortável encarar uma grande tarefa ou projeto – um que você pode não ter certeza de como fazer ou que envolve muita incerteza. Então, recorremos ao Twitter ou ao Netflix para melhorar nosso humor, mesmo que apenas temporariamente.
Felizmente, os estudos também mostraram uma maneira eficaz de quebrar o ciclo de evitação: reduza tudo o que você está adiando a um primeiro passo minúsculo e pouco intimidante. Por exemplo, em vez de sentar para escrever um romance, sente-se para escrever por 5 minutos. Ainda é muito difícil? Experimente sentar-se para editar um parágrafo. Fazer algo pequeno por um curto período de tempo é muito mais fácil de enfrentar do que tentar assumir um grande projeto de uma vez.
Essa estratégia de acabar com a procrastinação é exatamente o que a técnica do pomodoro pede que você faça: divida suas grandes tarefas, projetos ou objetivos em algo que você só precisa fazer pelos próximos 25 minutos. Isso o mantém hiper focado na próxima coisa que você precisa fazer, em vez de ficar sobrecarregado com a enormidade do que está enfrentando. Não se preocupe com o resultado – tome um pomodoro de cada vez.
Dicas rápidas para pomodoro
Embora os intervalos de trabalho / pausa de 25/5 minutos sejam o coração da Técnica Pomodoro, existem algumas coisas que você pode fazer para tornar seus pomodoros mais eficazes:
Planeje seus pomodoros com antecedência
Reserve 15 minutos no início do seu dia de trabalho (ou no final se estiver planejando para o dia seguinte), para planejar seus pomodoros. Pegue sua lista de tarefas do dia e observe quantos pomodoros cada tarefa exigirá. (Lembre-se de que as tarefas que levarão mais de 5 pomodoros devem ser divididas em tarefas menores e mais gerenciáveis. Tarefas menores, como responder a e-mails, podem ser agrupadas em um único pomodoro.)
Se você trabalha em um dia de trabalho de 8 horas, certifique-se de que seus pomodoros do dia não ultrapassem os dezesseis. Em caso afirmativo, adie as tarefas menos urgentes / menos importantes para o final da semana.
Cavar mais fundo
Aprenda a planejar seu dia para obter produtividade ideal.
Experimente o comprimento de seus pomodoros
Para alguns tipos de trabalho que requerem longos períodos em um estado de “fluxo” criativo – pensamento de codificação, escrita, composição, etc. – 25 minutos pode ser muito curto. Experimente sessões de trabalho prolongadas com intervalos mais longos. Um estudo da DeskTime descobriu que um foco de 52 minutos e uma pausa de 17 minutos é o equilíbrio perfeito. Outros preferem 90 minutos completos com um intervalo de 20-30 minutos, com base em ritmos Ultradianos .
Para tarefas que você está adiando por um motivo ou outro, 25 minutos pode ser muito tempo. Se você está sentindo muita resistência mental, ou simplesmente não consegue manter o foco por 25 minutos, experimente um pomodoro de 15, 10 ou até 5 minutos.
Para a maioria das pessoas, na maior parte do tempo, o ponto ideal estará na faixa de 25-50 minutos para o pico de concentração com um intervalo de 5-15 minutos. Tente misturar seus intervalos com base em sua energia disponível, o tipo de trabalho e o quanto uma tarefa faz você querer enterrar sua cabeça em vídeos fofos de filhotes no YouTube.
Gostou do nosso post?
Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então aproveite para seguir a gente nas redes sociais, assim você fica por dentro de todas as atualizações. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube