Embora se refira tanto ao nome quanto aos programas utilizados, o FTP (File Transfer Protocol) ainda é utilizado em uma série de serviços de hospedagem e transferências de arquivos. Podemos tanto entendê-lo como um protocolo de internet quanto em uma série de aplicativos que, de tão comuns, se tornaram sinônimo de transferência de arquivos.
O TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é uma série de protocolos que permite que a internet como conhecemos funcione, envolvendo uma série de outras funções mais diversas, como por exemplo o UDP (User Datagram Protocol), utilizado para streaming de videos, como os do YouTube, e o FTP, muito utilizado em sites de hospedagem e servidores de arquivos.
Alguns sites de download dão a opção de realizar o download via HTTP (que é o modo como estamos mais acostumados) e via FTP, que abre uma estrutura de diretórios bastante simplificada onde podemos encontrar o arquivo desejado em um diretório.
Mesmo que a primeira vista pareça rudimentar, essa interface minimalista é preferida por usuários mais experientes por ser bastante funcional, onde apenas o essencial é carregado.
A tela que mostramos acima é a de um servidor FTP, que podemos entender como um banco de dados bastante simplificado, e esta é alimentada por um gerenciador de arquivos FTP, que organiza todos os atributos, como quais arquivos realizar upload, quais retirar e que arquivos ficam disponíveis para download.
Abaixo, selevcionamos uma lista dos gerenciadores de FTP mais conhecidos:
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Comentários