Aqueles que já perderam dados importantes quando precisaram formatar o sistema, falha nos discos ou mesmo remoção acidental de arquivos, sabem a importância de ter uma cópia de segurança. Mas muitos não conhecem os programas ou recursos corretos para se criar um mecanismo de backup bem implementado.
Na prática, qualquer cópia de arquivos importantes em um outro dispositivo de armazenamento, como discos rígidos externos, já pode ser considerada como backup, mas por que mesmo assim é recomendado que utilizemos uma aplicação específica, como o Comodo Time Machine, Norton Ghost ou Acronis True Image?
A resposta é que esses aplicativos oferecem recursos importantes em qualquer cópia de segurança, como agendamento de backup, para ter sempre a versão mais atual dos arquivos; criptografia, para ninguém acessar as suas cópias; e compactação de arquivos, economizando espaço no disco. Essas cópias também devem ser armazenadas em qualquer dispositivo externo, desde discos até CDs e DVDs para serem restauradas quando necessário.
Embora alguns programas ofereçam o recurso de realizar o backup do sistema inteiro, resultando em um arquivo gigantesco para ser armazenado, isso não é inteiramente necessário. Basta criar uma cópia de segurança dos dados que considera mais importantes, como documentos, planilhas e músicas, por exemplo, ficando mas tranquilo na hora que o sistema entrar em colapso ou mesmo seu HD pifar.
Tem um backup de seus arquivos? Conte-nos qual programa utiliza!
Gostou do nosso post? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então aproveite para seguir a gente nas redes sociais, assim você fica por dentro de todas as atualizações. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube!
Comentários