Tudo sobre Nokia
Ver mais
Como já estávamos esperando, a Nokia não conseguiu apresentar nenhum resultado positivo para seu primeiro trimestre de 2012. O número é assustador, um prejuízo de € 1,3 bilhão, algo próximo de R$ 3,2 bilhões no negativo.
Este gigantesco rombo nas finanças da marca foi registrado em apenas três meses e a empresa deve apresentar algo ainda pior para o próximo período analisado.
Lá fora, segundo Stephen Loop, CEO da marca, o mercado aceitou bastante os aparelhos Lumia, basicamente por que eles são comercializados quase que de graça em planos pós-pagos. Por aqui o valor é o já tradicional – e abusivo – preço de smartphones, mesmo que com uma agressiva campanha publicitária que povoa estações de metrô, lojas de operadoras, varejistas e até pontos de ônibus.
No total foram comercializados 11,9 milhões de unidades, um valor bem abaixo do mesmo período do ano passado, quando nem tínhamos a linha Lumia em vários países. Vale lembrar que o Symbian vem saindo da intenção de compra de smartphones e sendo substituído por Androids e o Windows Phone da marca. Este último exemplo conseguiu convencer 2 milhões de usuários novos no mundo inteiro.
Muitas pessoas já comentam que adotar o Windows Phone como plataforma para seus smartphones pode ter acabado como um tiro no pé, levando a marca novos e maiores problemas financeiros. O problema é que a plataforma é nova e a Nokia precisava – e ainda precisa – de uma solução mais rápida para ver o dinheiro entrar.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Comentários