O Google atualizou a lista de dispositivos capazes de trabalhar com realidade aumentada, utilizando a ferramenta ARCore. A partir desta semana, smartphones mais simples como o Moto G10, G30, Galaxy A32, A52 e até mesmo o Redmi K40 Pro passam a ganhar o certificado do gigante das buscas para lidar corretamente com imagens que mesclam o mundo real com o virtual.
Motorola Moto G30 (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Com tantos lançamentos de smartphones acontecendo praticamente todo mês, o Google também costuma atualizar sua lista de dispositivos Android capazes de trabalhar com o ARCore, ferramenta criada em 2017 como resposta ao ARKit da Apple para seus iPhones, iPads e iPods Touch desde o iOS 11. Assim como a proposta da empresa da maçã, o lado do gigante das buscas não necessita de hardware específico para o trabalho acontecer.
Não faz muito tempo desde que aparelhos como Moto G100, Asus Zenfone 8 Flip e o Galaxy A52 entraram nesta lista que entrega a certificação da empresa para a realidade aumentada com o ARCore, seja para um celular com ou sem os serviços do Google. Nesta semana mais de 20 smartphones foram adicionados, com destaque para os recentes Moto G10 e G30, além de outros modelos já lançados de fabricantes como Oppo, Samsung, Vivo, Xiaomi, LG, Lenovo e Asus.
A nova lista, com todas as adições, segue abaixo:
- ASUS ROG Phone 5
- Lenovo K13 Note
- LG V60 ThinQ (sem 5G)
- Moto G30
- Moto G10
- Motorola Edge S
- Oppo Reno4 SE 5G
- Oppo Reno5 A
- Oppo Reno5 5G
- Oppo Reno5 Pro 4G
- Oppo Reno5 Pro 5G
- Oppo Reno5 Pro+ 5G
- Realme 8 Pro
- Realme V15 5G
- Samsung Galaxy A32
- Samsung Galaxy A52
- Samsung Galaxy F62
- Samsung Galaxy M62
- Vivo X60 Pro
- Xiaomi Redmi K40 Pro e Pro+
- Zebra TC21 WLAN Touch Computer
- Zebra TC26 WWAN Touch Computer
- Zebra EC50 WLAN Enterprise Computer
- Zebra EC55 WWAN Enterprise Computer
Cada celular tem capacidades específicas para o ARCore
Cada um dos celulares recebeu comentários específicos para as capacidades oferecidas, como a possibilidade de utilizar a API para medir profundidade, resolução máxima suportada para o ARCore e até mesmo a quantidade de quadros por segundo empregada neste trabalho.
Os usos para realidade aumentada vão muito além de filtros para o Instagram ou mesmo uma régua virtual, já que games como Pokémon Go tiram proveito do ARCore para exibir o conteúdo corretamente posicionado em qualquer coisa que a câmera esteja vendo naquele momento. O próprio Google exibe animais e objetos em 3D com a mesma tecnologia.
Você pode ver a lista completa de aparelhos suportados e a característica de cada um deles neste link (em inglês).
Com informações: Android Police.