O suposto mundo seguro dos computadores Mac está cada vez menos real. Após a descoberta de um trojan na semana passada que afetava estes computadores, a Kaspersky e Sophos acharam mais um.
Com o nome de Backdoor.OSX.SabPub.a recebido pela Kaspersky e SX/Sabpab-A pela Sophos, o trojan corre pelos mesmos caminhos que afetavam os computadores da Apple com o antigo Flashback, que foi resolvido com um update do Java, lançado no final da semana passada. Isso significa que ele tira proveito de uma brecha do Java, permitindo o acesso à algumas partes do computador sem qualquer solicitação do usuário.
Segundo o consultor sênior de tecnologia da Sophos, Graham Cluley, este malware foi identificado há alguns dias, mas é bem provável que ele possa existir desde muito antes. A infecção, assim como sua ação, pode acontecer sem a interferência do usuário, mas os primeiros casos foram registrados em um documento do Word com erro. O vírus estava lá.
Um ponto positivo é que este trojan tem menor poder de distruição que o Flashback, mas ainda sim pode causar dores de cabeça para o usuário. Mas o que realmente é afetado é o mundo seguro que alguns “macfags” (apelido “carinhoso” dado aos fanáticos da empresa da maçã) garantem viver.
A grande popularidade dos Macs é a fator responsável pela aparição de mais e mais vírus, que mostram que a segurança que existia pode não estar relacionada com a proteção do Mac, mas simplesmente por ser um sistema operacional com menos de 5% de participação em todo o planeta.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Comentários