Proposta que aumenta o parcelamento do imposto de três para cinco vezes segue para sanção do governador João Dória (PSDB-SP)
Para facilitar o pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2022, que deve ficar até 30% mais caro, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou nesta quarta-feira (15) o parcelamento do imposto em até cinco vezes. Agora, a proposta tem até 15 dias úteis para ser aprovada pelo governador João Dória (PSDB-SP).
O projeto de lei 868/2021, enviado à Assembleia na segunda-feira, aumenta o parcelamento do tributo de três para até cinco vezes. Além disso, ele isenta deficientes e pessoas com transtorno do espectro autista, de grau moderado, grave ou gravíssimo, do pagamento do imposto.
O projeto aprovado também reduz a alíquota do IPVA de 4% para 1% para veículos destinados à locação que pertençam às locadoras de automóveis. Isto é, que tenham sido registrados no estado paulista.
Imposto ficará bem mais caro
O motorista deve pagar um imposto bem mais caro do que quitou no último ano. Isso porque os carros novos e usados ficaram muito mais caros desde 2020 até hoje.
Segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o preço do carro zero quilômetro no Brasil subiu, em média, 25% entre outubro de 2020 a setembro deste ano – mês de referência para o cálculo do IPVA. Já usados sofreram uma valorização ainda maior: de 30%, na média.
O que deveria acontecer, em um cenário normal, é o valor do IPVA baixar conforme o carro fica mais antigo e sofre desvalorização. Vale lembrar que, em São Paulo, a alíquota é de 4% sobre o valor venal do veículo, calculado pela tabela Fipe.