A sueca Greta Thunberg disse que não participará, em novembro, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, em razão da distribuição desigual das vacinas contra a Covid-19. Em sua conta no Twitter, a jovem ativista afirmou na sexta-feira que adoraria ir até a Escócia, mas apenas quando todos puderem participar em condições iguais.
“A desigualdade e a injustiça já estão no centro da crise climática. Se as pessoas não podem ser vacinadas e viajar para serem representadas igualmente, isso é antidemocrático e pioraria o problema”, escreveu ela.
Para a sueca, a disputa de vacinas nacionais não resolverá a pandemia, porque os “problemas globais precisam de soluções globais”. E acrescentou: “No momento, muitos países estão vacinando jovens saudáveis, muitas vezes às custas de grupos de risco e trabalhadores da linha de frente”.
No entanto, Thunberg disse que não descarta rever sua decisão se o acesso à vacina melhorar em todo o mundo. “Claro, eu adoraria participar da COP26. Mas não a menos que todos possam participar nas mesmas condições “, disse ela, que pediu ao governo britânico para adiar o evento novamente. Com um ano de atraso, a COP26 será realizada entre 1º e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.
- Mais lidas
BrasilBrasilA fúria de Paulo Guedes no gabinete de Jair BolsonaroPolíticaPolíticaFrase do diaPolíticaPolíticaEm um único dia, Bolsonaro é derrotado duas vezes no STFPolíticaPolíticaO que Bolsonaro é, segundo Marta Suplicy
- Leia mais
CiênciaCiênciaNasa adia primeiro voo do helicóptero Ingenuity em MarteCiênciaCiênciaCidade egípcia de 3 mil anos é descoberta quase intactaCiênciaCiênciaEstudos buscam investigar efeito do ano silencioso de pandemia nos oceanosCiênciaCiênciaCientistas descobrem novas espécies de ancestrais de mamíferosContinua após a publicidade