A Valve anunciou nesta quinta-feira (15) que os jogadores que receberam um VAC Ban há menos de cinco anos estão liberados para participar de competições de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) patrocinadas pela empresa. A nova medida já está em vigor e um dos beneficiados é o brasileiro Vinicius “v$m” Moreira, que utilizou o seu Twitter para comemorar a decisão com a mensagem "#VSMisFREE". A hashtag "#Freevsm" também viralizou nas redes sociais.
CS:GO: veja as binds de falas mais engraçadas para usar no chat
De acordo com a desenvolvedora, muito desses banimentos já tinham quase oito anos e por isso era necessário fazer algo em relação aos mesmos. A decisão foi tomada como uma forma de trazer mudanças já para o próximo torneio da Major, o PGL Stockholm 2021, que acontece entre os dias 23 de outubro e 7 de novembro deste ano.
1 de 1 Ação da Valve favorece diversos bons jogadores. — Foto: Divulgação/Valve
Ação da Valve favorece diversos bons jogadores. — Foto: Divulgação/Valve
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O brasileiro não é o único beneficiado pela ação da Valve. Outros atletas que também sofreram a punição agora podem voltar a competir, como é o caso do finlandês Elias “Jamppi” Olkkonen. Jamppi, que agora joga Valorant, havia sido banido em 2018 e desde então vinha travando uma batalha judicial contra a Valve para recuperar seu direito de participar de campeonatos.
Apesar de ter feito essa mudança, a Valve deixou claro que não tem planos de modificar casos onde jogadores participaram de ações ilegais como manipulação de resultados. Esta decisão afeta alguns atletas que ainda se encontram banidos por causa disso, como Braxton "swag" Pierce, que hoje também está ativo no cenário do FPS da Riot Games.
Com informações de DotEsports, Counter-Strike e HLTV
CS:GO: como jogar X1 e excluir BOTs por comandos 20 anos de Counter-Strike: relembre marcos do jogo que é sucesso até hoje