O fogão ideal é aquele que atende às necessidades e acompanha sua rotina na cozinha, sem faltar nenhuma boca nem espaço no forno. O Magazine Shopping tem algumas dicas para você escolher o fogão ideal, de acordo com o seu uso, o tamanho desejado e as funções disponíveis nos modelos à venda.
Seja para substituir um eletrodoméstico antigo ou para encontrar o fogão ideal para uma nova cozinha, meça o espaço e pense nos hábitos da família. Primeiramente, o modelo do novo fogão depende do ambiente e das suas necessidades.
O local ideal para instalação do fogão é próximo a uma bancada, para você ter espaço de preparo para as receitas – além de perto também do registro de gás, seja do botijão ou do gás encanado.
Fogões de piso são os mais democráticos e exigem apenas os apoios corretos. Enquanto isso, fogões de embutir dependem da sua marcenaria, enquanto cooktops precisam do corte correto da bancada ou da pedra onde serão instalados. Nessas duas opções, as dimensões precisam ser exatas.
Os cooktops saem na frente na preferência dos arquitetos e designers de interiores, para a criação de um visual de continuidade nas bancadas. A desvantagem é o custo, já que, além da instalação, também será preciso investir em um forno a gás ou elétrico. A soma dos dois eletrodomésticos costuma sair mais cara do que um fogão tradicional.
Tamanho
De quem mora sozinho a casais com filho pequeno, que cozinham apenas o trivial no dia a dia, um fogão de quatro bocas deve ser suficiente.
Quem tem família numerosa e prepara grandes receitas precisa de mais bocas e de mais espaço no forno, então deve escolher um modelo de 5 ou 6 queimadores. Nesses casos, há fornos com capacidade de mais de 100 litros. Com certeza, a diferença no preço vai se pagar na funcionalidade nos dias de maior movimento na cozinha.
Para quem tem pouquíssimo espaço na cozinha, há opções de cooktops de uma ou duas bocas. Os elétricos, em especial, podem ser guardados quando não estão em uso, sem preocupação com ligação com gás.
Funções
Entre as funções agregadas aos novos modelos de fogões, pesquise pelo sistema corta-chama, que interrompe o abastecimento de gás caso o fogo da boca se apague. Há modelos com trava de segurança nos botões, para que crianças não consigam ligar o equipamento facilmente.
E chega de fósforos ou acendedores. Diversos modelos têm acendimento automático das bocas, em que um botão dá o start na chama, ou acendimento superautomático, em que o mesmo botão liga e desliga o aparelho. Para praticamente todos os fogões novos, é preciso ter uma tomada próxima ao eletrodoméstico para o start elétrico da chama e do forno.
Os queimadores podem variar de tamanho: os menores são apropriados para panelas pequenas e receitas mais delicadas que pedem fogo lento; os maiores e de chama dupla agilizam os preparos que pedem mais calor.
Há ainda queimadores de chama tripla ou quadrichama, que são bem maiores, pensados para ferver água em grandes panelas, para frituras em óleo quente e pratos que exigem mais temperatura.
Para o forno, verifique se possuem iluminação, prateleiras deslizantes, para facilitar o manuseio de assadeiras e evitar acidentes, e timer, para programar o cozimento com precisão. É desejável que o forno conte com ventoinha, para o calor circular por igual e também para o equipamento esfriar mais rapidamente depois do uso.
Existem modelos com duplo forno, para preparar duas receitas ao mesmo tempo, sem se preocupar com a variação de temperatura, ou com miniforno, em que o espaço menor pode ser utilizado para porções ou receitas rápidas. Há opções com forno duplo a gás e elétrico, para economizar no consumo.
Fogões com forno grill ou função de dourar são feitos para preparar assados e gratinados. Há modelos com espetos giratórios, ideal para carnes ou frango assado igual ao de padaria. Outra novidade é a função vapor, que promete preservar os nutrientes e preparar pratos mais saudáveis.
Novos equipamentos contam com fornos com melhor distribuição de calor e vedação mais eficiente, além de revestimento de material tecnológico. O aquecimento é mais rápido e por igual, reduzindo o consumo de gás.
Na parte de cima, os modelos variam o acabamento entre aço inox, aço escovado ou com mesa vitrocerâmica, seguindo a tendência dos cooktops. No forno, é desejável ter revestimento esmaltado autolimpante, no qual o ar quente ajuda a deixar a limpeza mais prática. A porta pode ter vidro duplo ou triplo, para ninguém se queimar.
Eletrodomésticos mais avançados já contam com painel touch, controle digital das chamas e da temperatura.
E começam a chegar ao mercado os fogões smart. Eles possuem conectividade com internet, controle por smartphone ou por assistente de voz, como o Google Home, e possibilidade de operação à distância. Em uma casa inteligente, esses aparelhos vão integrar a rede de dispositivos conectados, com grande eficiência, melhor performance e menor consumo de energia elétrica.
Visite o Magazine Shopping para pesquisar os modelos de fogões ideais para sua casa.
E confira a Eletroweek Magazine Shopping: eletrodomésticos para renovar a sua casa com até 12% de desconto e até 10% de cashback.