Espécies invasoras são aquelas introduzidas por pessoas em um ambiente, diferente de seu habitat natural, onde se tornam verdadeiras ameaças ambientais. Seus impactos podem ser significativos para a perda de biodiversidade, entre outras consequências ruins para a natureza.
Após cinco anos de estudos, pesquisadores internacionais coordenados por especialistas da Universidade Paris-Saclay conseguiram estimar o custo do prejuízo que essas espécies invasoras causam. Segundo eles, entre 1970 e 2017, o dano estaria em torno de 1,288 trilhão de dólares — uma média anual de 26,8 bilhões.
Há, contudo, anos piores que os outros. Em 2017, por exemplo, o prejuízo foi de aproximadamente 162,7 bilhões de dólares, equivalente a vinte vezes os orçamentos da OMS e do Secretariado da ONU.
Ainda assim, os cientistas afirmam que os custos estão sendo pouco reportados e subestimados. Por isso, a estimativa pode ser muito menor do que o gasto real com o combate a essas espécies, trazidas acidental ou propositalmente pelo homem e com as quais ainda não aprendemos a lidar.
- Mais lidas
Política
- Leia mais
Ciência