O Twitter começou a testar a função “Tip Jar”, ou “jarro de gorjetas” – a famosa caixinha. A ferramenta permite enviar e receber dinheiro de outros usuários da rede social, e chega primeiro a um grupo seleto de pessoas que usam o aplicativo em inglês, no Android e no iPhone (iOS).
- WhatsApp Pay chega ao Brasil para pagamentos via Nubank, Itaú e mais
- Twitter compra Scroll, serviço de assinatura que remove anúncios de sites
Tip Jar, a ferramenta de gorjetas do Twitter (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Como funciona o Tip Jar para dar gorjetas no Twitter?
Quando a função estiver disponível em uma conta, será possível ver um ícone para gorjetas perto do botão Seguir, na página de perfil do usuário. Ao tocar sobre ele, você terá acesso a uma lista de serviços de pagamento ou plataformas habilitadas pela conta.
Para dar o seu apoio com uma gorjeta, selecione a opção de pagamento de sua preferência e você será levado do Twitter até o app escolhido, onde poderá definir a quantia que será enviada para o dono do perfil em questão. Além de acessar o recurso pelo perfil de um usuário, quem está no Android pode enviar gorjetas dentro do Spaces.
Configurando o Tip Jar no Twitter (GIF: Divulgação/Twitter)
De acordo com a rede social, atualmente os serviços disponíveis incluem Bandcamp, Cash App, Patreon, PayPal e Venmo. O Twitter não cobra taxas sobre o valor transferido.
Com a novidade, o Twitter pretende atrair mais criadores de conteúdo, que encontram benefícios semelhantes em outras plataformas, como o Only Fans e o próprio Facebook.
Disponibilidade
De acordo com Esther Crawford, gerente de produto sênior da empresa, os primeiros a receber serão alguns jornalistas, criadores de conteúdo, experts e organizações sem fins lucrativos. “Em breve, mais pessoas poderão adicionar o Tip Jar aos seus perfis e vamos expandir para outros idiomas”, afirmou em um comunicado no blog oficial.