Academia das vendas

Categoria:

Do lixo ao petróleo – Canaltech

Do lixo ao petróleo   Canaltech

Que o petróleo é capaz de produzir diversos produtos úteis para o nosso dia-a-dia todos já sabem, mas já imaginou se fosse possível fazer o procedimento inverso e transformar o plástico novamente em um óleo que pode ser refinado e reutilizado?

Aparentemente isso agora é possível! Em 2010 um cientista japonês chamado Akimori Ito, preocupado com o tratamento dado ao lixo em seu país, desenvolveu uma máquina capaz de realizar essa façanha. Além de ser uma ótima solução para a reciclagem desse tipo de material tão prejudicial ao meio ambiente, a invenção também pode ajudar na produção de novos produtos, como gasolina e querosene.

Como se isso já não fosse interessante o suficiente, estes subprodutos podem emitir até 80% menos de CO2 na atmosfera. Genial, não?

A técnica é relativamente simples, o plástico é aquecido a uma temperatura bastante alta até virar vapor e depois sofre um processo de resfriamento em água comum (de torneira), quando se liquefaz e a solução se transforma em óleo. Cada kg de plástico é capaz de produzir em média um litro de óleo.

Mas o grande diferencial é a portabilidade da máquina, que é bastante compacta, tanto que pode ser levada em um avião. E foi assim que Akimori fez para visitar diversos países a fim de apresentar sua solução de reciclagem.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo, com legenda em português 😉

imagem20-04-2021-05-04-43

Plastikoleum Tower

A Land Art Generator Initiative (LAGI) é uma iniciativa que projeta e constrói obras de arte públicas que além de possuir design inovador também são funcionais, pois geram energia limpa através de novas técnicas.

Em 2011 a LAGI criou a Plastikoleum Tower, uma torre de reciclagem baseada na idéia inicial de Akimori Ito, mas com uma diferença simples, esta funciona a base de energia solar e possibilita a produção de 10 toneladas de óleo por dia, enquanto o equipamento de Akimori produz apenas 50 kg. Outro detalhe importante é que a máquina do japonês, movida a energia elétrica, precisava de cerca de 9% da energia produzida para poder funcionar.

Plastikoleum Tower Plastikoleum Tower

Obviamente que a produção da torre ainda é pequena se comparada à atual produção mundial de petróleo, mas o benefício que ela traz com a reciclagem do plástico é uma recompensa muito maior. E o planeta agradece!

E você, já adotou alguma atitude sustentável no seu dia a dia?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Comentários

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pinterest

Artigos relacionados

Plugin Kapsule Corp