MC PROJETOS

Como funciona o programa de trapaça de marketing digital?

Como funciona o programa de trapaça de marketing digital?

Nos últimos anos, o marketing digital se tornou a última moda.

Como um simples espírito empreendedor, a ideia de usar a tecnologia de comunicação da Internet para ganhar muito dinheiro é muito atraente, mas também esconde alguns segredos sujos.

Quando as pessoas dizem “Estou aprendendo marketing digital para ganhar dinheiro” ou “Você acha que marketing digital dá dinheiro?”, Demorei um pouco para entender o que queriam dizer.

Sempre que encontro esse tópico, penso: Ei, marketing digital é um conjunto de técnicas, um trabalho, por que tanta ênfase em enriquecer com isso?

Mas justamente quando a ideia de abrir uma empresa se tornou um grande produto, o marketing digital também acabou com o estado de conhecimento técnico e passou a ser o próprio produto.

As pessoas aprendem marketing digital para criar produtos de marketing digital e vendem marketing digital para pessoas que desejam enriquecer com o marketing digital.

Mas o esquema pode ser mais complicado do que isso. É fácil fingir autoridade É domingo, por volta das 10 horas da noite. A emoção está prestes a acabar. Lembre-se de acertar o despertador e ir trabalhar de manhã cedo.

Seu coração bate mais rápido e respire fundo no reflexo para controlar sua ansiedade.

Imagem meramente ilustrativa!

Dormindo na cama e navegando nas histórias do Instagram, você se verá imerso no mundo das histórias. Entre eles, um está mais preocupado.

Uma pessoa comum, alguém que se parece com você, mas tem muito dinheiro, está falando sobre quanto vendeu na semana passada. Esse homem anda de Rolex, tem um carro importado e está sempre viajando.

Você começou a prestar atenção nisso há pouco tempo, principalmente porque o estilo de vida é interessante. Afinal, não há razão para duvidar. Ele sempre exibe fotos de sua renda semanal e impressões de vendas na tela.

Fingir tudo isso e viver uma vida de mentiras será uma tarefa difícil.

Os sentimentos do segundo dia destruíram sua saúde mental. Os vídeos mostrando a realidade eram tão distantes, mas pensados ​​para soar possíveis, causando ansiedade.

Nas últimas histórias, você recebeu ligações que parecem ter sido planejadas para você.

Uma oportunidade única de fazer parte de um grupo único de pessoas que vivem dessa forma, um programa de mentoria para guiá-lo ao sucesso, ou um curso exclusivo para ensinar tudo o que você precisa para transformar a realidade em uma vida de sonho.

Você vai perder?

Construir um discurso autoritário, cheio de indícios de confirmação do conteúdo anunciado, é uma das armas mais poderosas desse tipo de marketing.

A primeira é porque dá a impressão de que tudo isso é verdade. Segundo, porque é muito fácil falsificar essas evidências e persuadir o público a comprar o próximo produto.

Mas o segredo é que muitos cursos de marketing digital compartilham o arquivo inteiro, que contém capturas de tela, imagens e vídeos de telas de programas de afiliados, relatórios, saldos e pedidos para usá-los nas redes sociais e gerar as permissões.

Tudo isso parece verdade, mas faz parte de um teatro persuasivo cuidadosamente elaborado. Usar trajes formais para promover um plano de produto saudável é uma versão rebuscada. Se você for dez pessoas mais baixo do que você e essas pessoas adicionarem mais dez, logo você poderá ganhar muito dinheiro sem trabalhar.

Eu acho que você pode entender.

A prova social fortalece.

Quando você está assistindo o influenciador mostrando sua vida incrível e compartilhando seus resultados, não é apenas o que ele diz explicitamente que importa. Muita da percepção é influenciada pela aura criada por várias outras pessoas.

Normalmente, existe um grupo de 5 a 10 pessoas que compartilham e marcam seus perfis nas postagens uns dos outros, construindo uma câmara de eco onde a intersecção daqueles seguidores é convencida de que essas pessoas são importantes e respeitados por muita gente.

A parte mais interessante dessa estratégia é que você não precisa de muitas pessoas para se marcarem e se elogiarem. Três ou quatro pessoas fazendo esse processo em um determinado período de tempo é o suficiente para convencer algumas pessoas de que tudo é maior do que realmente é. Parece.

Este tipo de prova social também aparece fora da câmara de eco, geralmente incluindo materiais impressos de elogios, vídeos gravados comprovando a autenticidade dos produtos vendidos e geralmente fotos de celebridades que nem sabem quem é essa pessoa, mas que podem facilmente Escreva uma lenda suspeita, sugerindo que eles são muito próximos.

O resto é mais comum: comprar perfis de fãs, comprar perfis grandes que já têm fãs naturais, pagar pessoas para fazer perguntas na história e tudo que contribui para essa dinâmica aparentemente admirável e de sucesso.

Você já se perguntou como algumas pessoas criaram os perfis de 400.000 fãs do nada? Normalmente, eles apenas compram a conta de outra pessoa.

Alguns truques psicológicos são cereja do bolo.

O marketing sabe que as pessoas tendem a querer mais as coisas quando elas são exclusivas ou limitadas. Ficar de fora causa um incômodo verdadeiro, e deixar uma oportunidade tão boa passar é perder para você mesmo.

É por isso que os anúncios dessas “grandes oportunidade” para participar de qualquer que seja o método que o vendedor está usando para te convencer, normalmente possuem algumas características:

  1. Um tempo específico e curto: algo como 4 a 7 dias;
  2. um número limitado de vagas;
  3. e, é claro, um lembrete constante que as vagas estão acabando.

Este é um clássico caso de escassez artificial. A pessoa está vendendo o acesso a um grupo ou um curso filmado, não existe uma limitação física para justificar essas restrições. O que existe é puramente o jogo de estímulo.

Corre, se não você vai ficar de fora;
Esse preço é só para quem comprar até amanhã;
Essa é a última turma (não é)
Vagas esgotadas! Opa, liberou mais duas aqui, mas vem rápido.

Brincar com o medo, a escassez e a urgência excluídos é uma estratégia muito eficaz e é explorada neste modelo.

É preciso dizer que nem tudo que usa esse modelo é automaticamente prejudicial, mas quem vende marketing digital costuma usar essas estratégias de forma mais agressiva do que os negócios legítimos.

Quanto mais difícil for vender a qualidade positiva do produto, mais agressiva deve ser a propaganda.

A compra torna-se totalmente emocional.

Mas tá, e qual o problema de tudo isso

Tudo o que escrevi nos tópicos anteriores foi para mostrar como é fácil utilizar um sentimento verdadeiro de frustração, criar um cenário falso para convencer pessoas de que tudo o que diz é verdade e, no fim, explorar algumas fragilidades para vender um produto.

Em muitos casos, a venda do Marketing Digital acaba funcionando assim, pessoas utilizando o truque em que caíram, para ganhar dinheiro de outras pessoas que, possivelmente, vão aplicar o mesmo esquema dali em diante.

É claro que existem pessoas que realmente ganham dinheiro com isso, mas esse topo da pirâmide normalmente chega para poucos. Seus resultados, normalmente apresentado em faturamento, e não em lucro, costumam ocultar centenas de milhares de reais em anúncios para conseguir vender seus produtos.

O que faz este modelo se parecer com uma pirâmide financeira, é a ideia da venda pela venda, sem que ninguém se importe de verdade com o produto que está sendo anunciado.

Vão explicar também que você pode anunciar seu curso de inglês numa plataforma qualquer, usar técnicas para atrair clientes e ter afiliados vendendo seu curso em troca de comissão.

Só não explicam que vender essa tranqueira toda é muito mais difícil do que parece quando não se tem uma boa grana para bancar anúncios, centenas de milhares de seguidores nas redes sociais e dinheiro para outros investimentos em material, design e produção do conteúdo.

Como esse método é vendido exaustivamente para fornecer feedback de vendas sobre o marketing digital em si, é óbvio que alguém está vendendo qualquer outro tipo de produto.

Mas a lógica é muito semelhante.

Ao buscar uma forma de vender suas aulas de violão, o músico acabará entrando em um mundo de fingimento e fantasia, vendendo sucessos que ainda não existem e mostrando que nem mesmo tem dinheiro de verdade.

Esse tipo de marketing digital está muito longe do marketing de mídia digital. É apenas um modelo muito rápido de atrair clientes para produtos não substanciais, e estratégias duvidosas são usadas no processo.

É por isso que a grande maioria das pessoas envolvidas com a mídia vende grupos, mentores ou cursos exclusivos. São produtos muito fáceis de criar e dar feedback neste modelo, sem ter que despender muito esforço no desenvolvimento de produtos reais. Nem é preciso dizer que algumas pessoas o usam, mas no final ele fornece um produto real.

Mas o próprio modelo é um grande ímã de oportunismo e mentiras. Eles se baseiam em frases ditas por empresários famosos, como “falsifique até conseguir” para justificar o uso de materiais impressos que não receberam de fato, e mentem sobre quanto dinheiro ganharam nas redes sociais.

Claro, existem exceções, mas, na realidade, esse tipo de venda de marketing digital como um produto é apenas um curso rápido para golpistas.

Gostou do nosso post?

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então aproveite para seguir a gente nas redes sociais, assim você fica por dentro de todas as atualizações. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube

Sair da versão mobile