Academia das vendas

Categoria:

Como escolher um mouse bom e barato!

Seja muito bem-vindo! Você procura informações sobre como comprar um mouse bom e barato? Então chegou ao artigo certo! Nós falaremos a seguir sobre tudo o que pode te ajudar a escolher o modelo ideal.

Os mouses têm evoluído cada vez mais em tecnologias de movimentação, leitura e ergonomia. Por mais que modelos modernos sejam caros, é possível encontrar algum que te agrade com um preço bastante amigável!

Indice

O mais importante

  • Existe uma grande quantidade de bons mouses no mercado e, antes de escolher um, pense em que tipo de uso você fará do periférico e com que frequência.
  • Mouses sem fio e mouses com fio têm características distintas e são ideais para grupos de pessoas com padrões de uso diferentes, assim como mouses ópticos e mouses a laser.
  • Já é possível encontrar mouses ergonômicos, que se adaptam bem às suas mãos, com ótimos preços.

Mouse bom e barato: nossa recomendação dos melhores produtos

Começamos o artigo listando alguns mouses que possuem muita qualidade e não pesam no seu bolso. Todos podem ajudar bastante o seu uso do computador!

Guia de compra: o que você precisa saber sobre Mouse bom e barato

A partir de agora, responderemos às principais dúvidas que você pode ter sobre como escolher um mouse bom e barato. Fique conosco e se torne um especialista no assunto!

O que um bom mouse precisa ter?

Para que você acerte na escolha do seu mouse, leve em consideração três fatores que fazem de um modelo acima da média:

  • Precisão: Medida em DPI, indica o quanto um mouse é preciso na localização dos seus cliques. Quem usa o periférico para jogar ou trabalhar com design, edição de imagens e vídeos ou outras áreas visuais precisa de um modelo com um alto número na categoria.
  • Durabilidade: Mouses sem fio costumam ter maior durabilidade do que os com fio, mas é importante optar por uma marca de confiança e um modelo bem avaliado.
  • Alcance: Independente da sua preferência por um mouse com fio ou sem fio, é bom que o alcance do bluetooth ou o tamanho do cabo seja bom o bastante para que você tenha liberdade de movimentação e conforto no uso do periférico.

É importante avaliar a confiabilidade da marca não apenas pela durabilidade, mas também para ter a certeza de que o mouse nunca te deixará na mão!

Mouse com fio ou sem fio: Qual o melhor custo-benefício?

Existem tanto mouses com fio quanto mouses sem fio de alto nível. Os segundos costumam ser um pouco mais caros, mas a diferença é pequena.

O mouse sem fio permite maior liberdade de movimentação, mas é menos preciso.

As vantagens mais claras dos mouses sem fio são a liberdade e a facilidade de transporte. Eles são ótimos para uso com notebooks e para quem gosta de se distanciar bastante do computador para navegar, talvez até com o auxílio da televisão ou de um monitor de grande porte.

Um mouse com fio, por sua vez, tem destaque pela maior precisão, uma vez que a tecnologia por cabo é mais confiável do que o bluetooth, e pela menor chance de sofrer com interferências.

Se você usa um computador de mesa que fica sempre fixo, pode conseguir melhor custo-benefício com um modelo com fio. Mas se gosta de transportar o periférico e se o usa longe da base, opte pelo sem fio.

Mouses com fio são ótimos para estações fixas de trabalho

Mouse óptico ou mouse a laser?

As tecnologias dos sensores dos mouses melhoraram muito nos últimos anos. Hoje, modelos ópticos e a laser dominam o mercado.

Os dois tipos usam luzes para mapear a superfície sobre a qual estão e registrar os cliques e movimentações de acordo com tal percepção. É assim que as informações são enviadas para o computador.

Da mesma forma que acontece com os mouses com fio ou sem fio, modelos ópticos e a laser também têm vantagens e desvantagens entre si.

Preparamos uma tabela que te ajuda a diferenciá-los e escolher qual faz mais sentido para você:

Como encontrar um mouse ergonômico?

A grande maioria dos mouses segue o mesmo formato tradicional, com uma parte “gordinha” para descanso da palma da mão e os botões à frente. Porém, esse tipo de produto não é ideal para todas as pegadas.

Uma boa forma de encontrar o mouse ideal para você é levar a ergonomia em consideração no momento da compra, ainda mais se o preço for dentro da média.

Confira as diferentes pegadas que existem, pense qual é a sua e veja como mouses podem se adaptar:

  • Pegada palm: É a mais comum e para a qual se indica os mouses tradicionais. A palma da mão se deita sobre o mouse e o movimenta, enquanto os dedos clicam nos botões.
  • Pegada claw: Apenas as pontas dos dedos e a base da palma da mão encostam no mouse, enquanto o centro fica levantado e sem contato com o periférico. Os modelos ideais possuem uma elevação central consideravelmente maior.
  • Pegada fingertip: Somente os dedos encostam no mouse e assumem a responsabilidade tanto pela movimentação, quanto pelos cliques. Os modelos da Apple, mais “retos”, são perfeitos.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um mouse bom e barato

Compatibilidade

A partir de agora, discutiremos questões técnicas que você precisa levar em conta no momento de escolher um mouse!

Qual dispositivo e qual sistema operacional que você usa? Antes de finalizar a sua compra, é preciso conferir se o mouse é compatível com eles.

A grande maioria dos mouses é compatível com Windows, mas a questão fica mais problemática se você usa um computador da Apple. Nesse caso, leia atentamente as especificações antes de fechar a compra.

Confira também a compatibilidade da versão do bluetooth ou das entradas USB entre mouse e dispositivo.

Nem todos os mouses são compatíveis com todos os sistemas operacionais. (Fonte: aitoff / Pixabay.com)

Tamanho

A maior parte das pessoas tem mãos com medidas entre 16 e 18 centímetros. Os mouses padronizados são pensados para elas, permitindo o perfeito encaixe no momento do uso.

Há mouses específicos para quem possui mãos muito grandes ou muito pequenas.

Porém, se você possui uma mão muito grande, acima de 18 centímetros da base da palma até o topo do dedo do meio, ou muito pequena, abaixo de 16 centímetros, é possível encontrar mouses que se adaptam melhor às suas medidas.

Ter um mouse ideal para a sua mão gera maior conforto no momento de usar o computador, ainda mais se você o faz por longas horas. Por mais que modelos ergonômicos sejam mais caros, é possível encontrar um bom custo-benefício.

Botões e funções

É padrão o mouse com apenas dois botões, mas ele não é o único. O botão central, ideal para rolagem, ainda pode ser encontrado em vários modelos. E, para gamers, há opções ainda mais completas.

Mouses gamers podem ter vários botões que já auxiliam ao máximo na jogatina, além de luzes de LED e até controles sonoros. Eles raramente serão úteis para quem não joga, mas valem a pena principalmente se você deseja competir.

Alimentação

Caso a sua escolha seja um mouse sem fio, você precisará pensar se prefere um modelo a pilha ou um a bateria.

Mouses a pilha são melhores para quem não os usa com tanta frequência. Quando sempre em movimento, há descarga muito rápida e uma grande necessidade de adquirir novas pilhas, o que não é bom financeiramente.

No caso dos mouses a bateria, o ponto negativo é a pouca praticidade causada pela constante necessidade de recarga, mas o custo-benefício é superior.

Resumo

Você tem muitas possibilidades para encontrar um mouse bom e barato. É possível escolher entre modelos com fio ou sem fio e a laser ou ópticos, sendo que todas as categorias possuem vantagens e desvantagens.

As características mais importantes para a qualidade de um mouse são precisão, durabilidade e confiabilidade da marca e, portanto, uma vez que você escolher um modelo precisa avaliar muito bem cada uma delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pinterest

Artigos relacionados

Plugin Kapsule Corp