A imagem de CD/DVD (normalmente arquivos com a terminação .ISO ou .BIN) é um formato bastante utilizado para distribuir arquivos na internet, sendo por um lado bastante prático, pois é necessário somente gravá-lo em uma mídia do jeito que está, mas com um inconveniente, já que se torna inútil se você não tiver um CD ou DVD virgem disponível. Os usuários de netbooks, em especial, ficam sem opção, já que esse segmento de computadores não possui um leitor de mídias embutido.
Para resolver esse problema, alguns fabricantes de software desenvolveram programas que “emulam” um drive, fazendo o Windows acreditar que existe um leitor/gravador de CD, DVD ou mesmo Blu-Ray virtual na sua máquina.
Esses programas cumprem o que prometem, mas não são tão intuitivos quanto os usuários gostariam, então o Canaltech criou um passo-a-passo dos softwares mais utilizados desse gênero: o Daemon Tools Lite e o Alcohol 52%.
Primeiro falaremos do Daemon Tools Lite:
Indice
Passo 1: Faça o download do Daemon Tools Lite em nosso site.
Quando terminar, dê um clique duplo no arquivo para iniciar a instalação.
Passo 2: Instalação
A primeira janela pergunta qual o idioma de preferência. Se você baixou o programa aqui mesmo do site do Ultra Downloads, o Português Brasileiro aparecerá como padrão. Caso contrário, basta selecioná-lo nas opções disponíveis:
A próxima janela solicita que você aceite os termos da licença de uso para continuar. Clique em “Eu Aceito” para continuar:
Neste tutorial estamos assumindo que você deseja instalar a versão gratuita do programa, então selecione a opção “Licença Gratuita” e clique em “Próximo”:
Nessa janela os componentes que serão instalados aparecerão listados, e a opção “SPTD 1.80 (É necessário reiniciar)” aparece desmarcada. Essa ferramenta habilita alguns recursos avançados de emulação, não sendo necessária para a emulação comum de drives, então neste caso recomendamos deixar essa opção desmarcada:
A próxima janela não possui nenhuma relação com o Daemon Tools Lite. Apenas oferece a instalação conjunta do navegador Google Chrome. Se você não pretende instalá-lo ou já o possui no sistema, desmarque essa opção:
O MountSpace usa as estatísticas de uso do Daemon Tools Lite para corrigir bugs e acrescentar novos recursos através do recolhimento anônimo de informações de uso. Isso significa que o programa enviará dados de como você o utiliza através da internet.
Esse envio de dados é anônimo, de forma que o MountSpace não terá acesso a nenhum dado pessoal, então a escolha por enviá-los é opcional e não influenciará no uso do programa:
A próxima etapa mostra onde ficarão os arquivos de instalação, escolhendo por padrão o diretório “C:Program FilesDAEMON Tools Lite” ou “C:Arquivos de ProgramasDAEMON Tools Lite”. Você pode mudar o diretório se quiser. Aqui, optamos pelo local padrão:
Agora basta esperar a instalação terminar.
Pronto! Clique em “Fechar” com a opção “Executar o DAEMON Tools Lite” selecionada e inicie o programa.
Passo 3: Utlização do Programa
Durante a instalação do programa o drive virtual é automaticamente criado, e uma letra é atribuída a ele. No nosso caso, é a letra “F:”, aparecendo na tela inicial do programa como “[DT – 0] (F:) Sem mídia”.
No Windows Explorer existe um novo drive com o nome “Unidade de BD-ROM”, o que significa que ele pode ler arquivos .ISO tanto de imagens de Blu-Ray quanto de CDs ou DVDs:
Agora vamos montar uma imagem como exemplo. Existem dois caminhos possíveis:
- Clicando no ícone de uma folha de papel com um desenho de CD e uma seta verde apontada para a esquerda;
- Clicando com o botão direito no ícone “[DT – 0] (F:) Sem mídia” e em sequida em “Montar”;
Basta selecionar o arquivo .ISO para abri-lo. Nós selecionamos o primeiro CD do jogo Age of Empires III:
Agora basta usar a mídia como se estivesse em um drive real na janela de reprodução automática do Windows:
Todos os arquivos utilizados no Daemon Tools Lite ficam armazenados na área de “Catálogo de Imagens”, portanto você não precisa fazer esse processo todas as vezes que for montar uma imagem. Basta clicar com o botão direito no arquivo e selecionar “Montar”:
Simples e tranquilo, não?
Outro software bastante conhecido e competente na hora de emular drivers é o Alcohol 52%, versão gratuita do Alcohol 120%. Vamos a ele:
Passo 1: Faça o download do Alcohol 52% em nosso site.
Quando terminar, dê um clique duplo no arquivo para iniciar a instalação.
Passo 2: Instalação
A primeira janela que aparece pede para você escolher o idioma. Infelizmente o programa não possui uma versão em português, então iremos prosseguir com a instalação em inglês:
A próxima tela é apenas uma mensagem de apresentação com algumas recomendações. Vamos clicar em “Next”:
A janela seguinte contém informações sobre a licença de uso do Alcohol 52%. Basta clicar em “I Agree” (Eu Concordo):
A próxima etapa oferece a instalação da barra de navegação do Alcohol 52%. Embora esteja marcada por padrão e descrita como “recomendada”, sugerimos que você desmarque todas as opções para não poluir a o seu navegador com extensões que na prática não vão adicionar nenhuma função interessante. Em seguida clique em “Next”:
Nas opções de instalação do programa, todos os módulos já vem marcados por padrão e são necessários para o funcionamento correto do programa. Clique em “Next”:
Pronto! Na tela de finalização o instalador deixa as opções de iniciar o programa e automaticamente criar um drive virtual. Com as duas opções marcadas, clique em “Finish”:
Passo 3: Utilização do programa
Depois de instalar o programa, inicie-o e na tela inicial, clique em “Arquivo” e depois em “Abrir Imagem”.
Em seguida, procure um arquivo de imagem de CD ou DVD, com extensões .ISO, .UIF ou .IMG, e clique em “Abrir”:
A imagem vai aparecer na tela inicial. Clique com o botão direito sobre a imagem e depois em “Montar no dispositivo”:
Terminado! Agora você pode abrir um programa ou jogo com extensões .ISO, .BIN, .UIF e .IMG, e instalá-los como se realmente tivesse uma mídia real em um leitor de CD/DVD.
Gostou do tutorial? Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós!
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Comentários