A hibernação do Windows é um recurso valioso, mas há momentos em que pode ser vantajoso desativá-la ou ativá-la, dependendo das necessidades do usuário. Este guia rápido e simples mostra como controlar esse recurso.
Desativar a hibernação no Windows
Para desativar a hibernação, siga estas etapas:
- Abra o Prompt de Comando como Administrador: No menu Iniciar, digite “Prompt de Comando”. Clique com o botão direito e selecione “Executar como Administrador”.
- Digitar o Comando: Na janela do Prompt de Comando, digite “powercfg.exe /hibernate off” e pressione Enter
- Digite exit e pressione Enter para fechar a janela do Prompt de Comando.
Ativar a hibernação no Windows
Aplica-se ao: Windows Server 2019, Windows 10 – todas as edições, Windows Server 2016, Windows 7 Service Pack 1, Windows Server 2012 R2, Windows Server 2008 R2 Service Pack 1
Se precisar reativar a hibernação, siga estes passos simples:
- Abra o Prompt de Comando como Administrador: Repita o processo anterior para abrir o Prompt de Comando como administrador.
- Digite o Comando: Na janela do Prompt de Comando, digite “powercfg.exe /hibernate on” e pressione Enter. Isso reativará a hibernação no seu sistema.
- Verifique a Mudança: Após reiniciar o computador, verifique se a opção de hibernar
Mais informações
O arquivo de sistema oculto Hiberfil.sys está localizado na pasta raiz da unidade na qual o sistema operacional está instalado. O Windows Kernel Power Manager reserva esse arquivo quando você instala o Windows. O tamanho do arquivo é aproximadamente igual à mesma quantidade de memória de acesso aleatório (RAM) instalada no computador.
O computador usa o arquivo Hiberfil.sys para armazenar uma cópia da memória do sistema em um disco rígido quando o modo de suspensão híbrido está habilitado. Se o arquivo estiver faltando, o computador não poderá hibernar.