MC PROJETOS

Chegaram! AMD Radeon RX 7900 XT e XTX entram em pré-venda no Brasil; Saiba quanto custa

Após uma surpreendente provocação de pré-anúncio e o evento oficial de revelação em 3 de novembro , as tão esperadas GPUs da série RDNA 3 e Radeon RX 7900 da AMD estão aqui… a partir de amanhã. Embora você não consiga pressionar um botão de compra hoje, temos nossa análise completa pronta para compartilhar com você, incluindo nossos resultados de desempenho térmico, consumo de energia e benchmarks.

A Radeon RX 7900 XT e a 7900 XTX têm uma grande tarefa pela frente, especialmente à luz da potência bruta que vimos da RTX 4090 monoli-thicc da NVIDIA . A AMD, no entanto, não parece se importar com isso. Os objetivos da empresa com a série RX 7900 são claros: fornecer “ desempenho fantástico, mas com uma potência razoável ”, mantendo os custos acima de R$ 10.239

A AMD conseguiu atingir esses objetivos? Em caso afirmativo, qual GPU é ideal para você – a RX 7900 XT ou XTX?

Vamos descobrir.

Indice

Sob o capô RDNA 3: uma GPU semelhante a Ryzen

Quando se tratou de projetar o RDNA 3, a AMD aproveitou o que aprendeu com suas CPUs Ryzen e EPYC ao longo dos anos e aplicou esse conhecimento aos gráficos Radeon. Usando um design estilo chiplet como vimos com Ryzen , a AMD separou o principal Graphics Compute Die (GCD) e o Memory Cache Die (MCD).

Essa separação permitiu que a AMD fizesse algumas coisas de maneira diferente, incluindo processamento multinível. O GCD utiliza uma tecnologia de processo de 5 nm, enquanto as matrizes MCD menores utilizam um 6 nm testado e comprovado para lidar com as interfaces de memória GDDR6. De acordo com a AMD, isso permite que a GPU otimize para onde direciona a energia, permitindo alto desempenho e aumento no desempenho por watt.

Mas esse não é o único benefício desse redesenho. Entre no cache infinito de 2ª geração da AMD. Essa tecnologia serve como uma “pista rápida” para a largura de banda da memória, expandindo o acesso de dados à GPU ao fornecer um nível adicional de cache. Isso permite um acesso mais rápido aos ativos, o que se traduz em um aumento de quadros por segundo. Com o cache infinito de 2ª geração, a AMD ajustou os caches L0, L1 e L2, além de expandir a largura de banda do barramento, permitindo que o RDNA 3 faça mais com menos.

Para contextualizar, a Radeon RX 6950 XT tem 128 MB de cache infinito de 1ª geração em um barramento de memória de 256 bits com memória GDDR6 de 18 Gbps. Esta configuração fornece uma largura de banda de memória de até 1793,g GB/s. Não é muito ruim, mas fica melhor com a série RX 7900.

O 7900 XT tem 80 MB de cache infinito de 2ª geração, mas aumenta o barramento de memória para GDD6 de 320 bits e um pouco mais rápido (20 Gbps), proporcionando uma largura de banda de memória de 2.912 GB/s. Isso é mais de 1 GB/s mais rápido, mas fica ainda melhor.

O 7900 XTX acumula 16 MB de cache infinito de 2ª geração para um total de 96 MB, aumenta o barramento de memória até 384 bits com GDDR6 comparável ao 7900 XT e obtém velocidades de até 3.494,4 GB/s de largura de banda.

Quando juntamos tudo isso, o efeito do “mundo real” de um Infinity Cache mais rápido é que as GPUs são mais capazes de armazenar e recuperar com eficiência os dados processados ​​recentemente, em vez de ter que voltar e reprocessá-los sempre que precisam. É como manter as guias do navegador abertas para acesso rápido, digamos, a um guia do jogo – as informações estão lá, prontas quando você precisar. Esse acesso mais rápido permite que a GPU passe para outras tarefas.

Mas espere, há mais.

A AMD tem observado as maneiras como os usuários aproveitam suas tecnologias em situações de multitarefa, como jogos e streaming do mesmo dispositivo. Assim, com o RDNA 3, a empresa incorporou um novo mecanismo de mídia dupla para lidar com operações simultâneas sem sobrecarregar o usuário. Isso permitirá codificação e decodificação aceleradas por hardware para cargas de streaming AVC e HEVC, bem como suporte adicional para codificação AV1 de até 8K60 – notícias fantásticas para streamers!

Além disso, o RDNA 3 apresenta o Radiance Display Engine da AMD, que adiciona suporte para DisplayPort 2.1. Com essa nova tecnologia, a Série RX 7900 possui hardware para displays de até 8K com taxas de atualização de 165 Hz. Embora essa tecnologia ainda não esteja amplamente disponível e o alcance dos jogos em 8K seja ambicioso, está claro que o objetivo da AMD de fornecer “desempenho fantástico” vai muito além das taxas de quadros.

Especificações da Radeon RX 7900 XT e Radeon RX 7900 XTX:

Agora que temos uma visão clara do que há de novo no RDNA 3, é hora de dar uma olhada nos bastidores do RX 7900 XT e RX 7900 XTX.

Desde seu anúncio inicial, a AMD atualizou a potência total da placa do RX 7900 XT de 300 W para 315 W.


Esses são alguns números bonitos, mas o que tudo isso significa quando você os coloca todos juntos?

Simplificando, as unidades de computação são como núcleos de CPU, lidando com operações enviadas para a GPU enquanto os processadores de fluxo lidam com a matemática mais complexa. Quanto às velocidades de clock e Boost Clock, elas determinam a rapidez com que os dados podem ser processados. A memória serve como um recurso para a GPU, enquanto a largura de banda da memória determina as velocidades de acesso a esses recursos. Quando você junta tudo isso, cada parte do sistema afeta sua experiência geral, o que resulta principalmente em pixels e qualidade de pixel.

Falando em entrega, vale a pena notar que a AMD não fez a transição da plataforma RDNA 3 para um conector de energia novo ou diferente como o NVIDIA. A AMD deixou muito claro que não deseja que os usuários tenham que substituir o cabeamento existente ou trocar as fontes de alimentação para atualizar para uma GPU moderna.

AMD Radeon RX 7900 XTX (superior) e RX 7900 XT (inferior)

Quando se trata de dimensões físicas, o RX 7900 XT mede 10,86 polegadas de comprimento (276 mm) com uma altura de 4,44 polegadas (113 mm), pesando 3,33 libras (1,51 kg). O 7900 XTX é um pouco mais grosso com 3,97 libras (1,80 kg), estendendo-se um pouco mais do que o XT com 11,29 polegadas de comprimento (287 mm) com uma altura de 4,84 polegadas (123 mm). Ambas as GPUs são rotuladas como placas de slot 2,5, mas não vão muito além do segundo slot.

Esta é uma ótima notícia se você precisar de espaço para outras placas PCIe! Falando em dimensões, vale a pena notar que as GPUs de referência da série RX 7900 da AMD não dominam os gabinetes em que estão . .

Para contexto e comparação, a RTX 4080 é uma placa de três slots, com aproximadamente 11,96 polegadas de comprimento (304 mm) e uma altura de 5,39 polegadas (137 mm). Agora, essas dimensões são as GPUs de referência ou Founders Edition, portanto, o tamanho das placas de parceiros add-in-board (AIB) (ASUS, Gigabyte, ASRock, etc.) variará significativamente.

Quanto à conectividade, ambas as GPUs da série RX 7900 possuem duas portas DisplayPort 2.1, uma única porta HDMI 2.1a e um USB-C com conexão DisplayPort 2.1.

Tudo isso parece ótimo no papel, mas como funciona?

Grandes números: desempenho e potência do RDNA 3

Eu sei por que você está aqui; você quer saber que tipo de números essas coisas apresentam. Antes de podermos apresentar nossas descobertas, deixe-me dar uma olhada por trás das cortinas para dar a você algum contexto para os números que você está prestes a ver.

Para coletar nossos dados da série Radeon RX 7900, utilizamos uma bancada de teste com os seguintes componentes: uma CPU Ryzen 9 7950X , placa-mãe X670E AORUS Master, 32 GB G.Skill Trident Z5 NEO DDR5-6000 RAM, 1 TB WD_Black SN770 M. 2 NVMe, fonte de alimentação NZXT C1000 Gold 1000 W, refrigerador líquido all-in-one NZXT Kraken Z73 de 360 ​​mm com três ventoinhas de 120 mm e um gabinete de PC torre média NZXT H7 Elite equipado com quatro ventoinhas de 140 mm.

Para nossos testes, escolhemos cinco títulos que utilizam uma variedade de tecnologias gráficas modernas, incluindo rastreamento de raios e FidelityFX Super Resolution (FSR) da AMD. Em cada título, registramos dados em várias passagens dos benchmarks em 1080p, 1440p e 4K, coletando resultados em cada resolução com ray tracing ativado e desativado e com FSR ativado e desativado. Quando ativado, usamos as configurações de Qualidade ou Qualidade Ultra do FSR.

À medida que analisamos esses dados, falaremos primeiro sobre a rasterização e depois passaremos para o traçado de raios.

Também é importante notar que não tínhamos o RTX 4080 da NVIDIA disponível para comparação, então registramos dados de um concorrente de preço próximo ao RX 7900 Series, o RTX 3090. Em termos de especificações, ele compartilha várias semelhanças com o RX 7900 XTX – interface de memória de 384 bits, 24 GB de GDDR (embora o 3090 tenha uma vantagem com GDDR6X) e uma potência nominal de 350 W. Não é uma correspondência exata, mas é próxima o suficiente onde a comparação é relevante.

Desempenho de produtividade:

Quando se trata de testes de produtividade, encontramos alguns obstáculos interessantes para comparação direta, principalmente ao usar testes de renderização como o Blender. Com seu lançamento 3.0, o Blender removeu a opção OpenCL para renderização de GPU, deixando CUDA e Optix da NVIDIA como as únicas opções de renderização vinculadas a GPU. No entanto, a AMD tem ajudado a reescrever o código CUDA para HIP (ou interface heterogênea para portabilidade) para combinar com a tecnologia de GPU Radeon.

Aqui está o que nós encontramos:

Dentro do Blender, uma imagem do BMW vermelho brilhante favorito de todos foi renderizada em 14 segundos no RX 7900 XT e 12 segundos no RX 7900 XTX. Foi impressionante, mas a NVIDIA reduziu um segundo do tempo do RX 7900 XTX ao utilizar CUDA e, em seguida, reduziu pela metade o tempo do 7900 XT com o Optix. Isso não é necessariamente uma má notícia para o Team Red – todos são bons números, mas a NVIDIA tem uma pequena vantagem aqui.

A história é semelhante às métricas de desempenho do OpenCL no Geekbench 5. A série RX 7900 fica um pouco aquém do RTX 3090, mas assume uma liderança impressionante nas medições de desempenho do Vulkan. Em outras palavras, a série RX 7900 se destaca em jogos e se sai bem em tarefas computacionais.

Gráfico : Damien Gula / Gizmodo

Eficiência Energética e Desempenho Térmico

Com toda a conversa sobre velocidade e potência, temos que olhar para o objetivo da AMD com o RDNA 3: desempenho fantástico com potência e preço razoáveis. Vimos alguns dados de desempenho fantásticos de ambas as GPUs RX 7900, mas e quanto ao consumo de energia e calor?

Enquanto executávamos nossos benchmarks, ficamos de olho na série RX 7900 para manter a honestidade da AMD em suas reivindicações. Afinal, vimos as CPUs da série Ryzen 7000 atingirem números bastante altos, então queríamos garantir que as alegações de “alto desempenho por watt” não significassem apenas que o RDNA 3 consumiria uma grande quantidade de potência.

Portanto, medimos o consumo de energia e o calor durante nossos testes 4K. Isso garantiria que as tarefas estivessem utilizando o máximo possível da energia da GPU. O que descobrimos foi surpreendente.

Tanto no fornecimento médio de energia quanto no pico, o consumo de energia do RX 7900 XT e do RX 7900 XTX permaneceu consideravelmente menor do que o RTX 3090. Quando você começa a observar a quantidade de energia consumida em relação à saída da taxa de quadros, pode começar a veja que a AMD não está brincando com fumaça e espelhos; suas placas estão fornecendo resultados impressionantes em ambientes de jogos, ficando atrás da concorrência por uma margem de cerca de 50 W nas médias de fornecimento de energia. Perder é uma coisa boa nesta circunstância.

Quando se trata de desempenho térmico, as comparações ficam um pouco menos claras. Estamos lidando com dois tipos de coolers muito diferentes entre o RTX 3090 Founders Edition e as edições de varejo da série RX 7900 da AMD.

Isso não quer dizer que os números sejam ruins; o RX 7900 XT e o RX 7900 XTX mantiveram temperaturas de pico abaixo de 70 graus Celsius durante as cargas mais pesadas, com médias na própria GPU oscilando entre 60 e 60 graus. Agora, há um problema nesses números que não está refletido nos gráficos:

Ao registrar os dados térmicos, notamos que as leituras de temperatura na própria GPU permaneceram relativamente frias, mas a junção térmica da memória foi uma história completamente diferente. No momento, com carga mínima de desempenho na GPU, a temperatura da junção térmica da memória está em torno de 85 graus Celsius.

Vimos algo semelhante com as CPUs Ryzen mais recentes, e isso é intencional. De acordo com a AMD, essas junções podem suportar temperaturas de até 110 graus Celsius. Junções quentes para aquele desempenho quente e suado!

Isso pode ser resultado do design do chiplet. Afinal, o GCD é cercado pelos MCDs; o calor do GCD (de onde estávamos gravando nossos dados) pode estar vazando para essas junções. Isso é puramente minha especulação.

AMD Radeon RX 7900 XT

A grande questão: o RDNA 3 é adequado para você?

Embora a AMD tenha afirmado especificamente que não está atacando o território do RTX 4090, o preço, o desempenho e o consumo de energia da série RX 7900 certamente levam algumas mudanças pesadas nessa direção, especialmente no desempenho puro dos jogos. Esses socos, no entanto, serão muito mais eficazes se essas GPUs RDNA 3 puderem manter a última parte da busca da AMD: “um preço razoável”.

Agora, os preços da GPU em torno de R$ 10.000 já são difíceis de engolir, mas a AMD claramente visa o mercado de entusiastas com este lançamento. Para mim, a série RX 7900 representa uma prova de conceito. Esse conceito? Que a AMD pode oferecer GPUs de alto nível que podem se manter em terreno elevado por uma fração do preço… com uma concessão ou duas.

Geração após geração, a AMD fez alguns progressos excepcionais quando se trata de rastreamento de raios, mas a NVIDIA ainda tem uma vantagem sobre a casa de Su. FidelityFX Super Resolution é uma tecnologia promissora e a taxa de adoção está aumentando. Embora a melhoria geral do desempenho corresponda ao DLSS, o DLSS produz uma imagem mais bonita e uma experiência mais suave. Então, há acesso a coisas como CUDA e Optix.

A verdadeira questão é esta: se você está no mercado para uma nova GPU, você precisa dessas coisas? Se você não deseja e deseja apenas altas taxas de quadros com um orçamento (ligeiramente) menor, a série RX 7900 pode ser ideal para você. Ambas as GPUs fornecem acesso excepcional ao desempenho de jogos com alguns recursos imediatos de proteção futura, como aceleração de hardware AV1 e DisplayPort 2.1. O RDNA 3 também é um forte argumento para construir um sistema Team Red com a AMD Smart Technology.

Se isso soa como você e você precisa construir agora, emparelhe o Radeon RX 7900 XT com o Ryzen 7 7700X . Essa combinação fornece acesso a tecnologias modernas, ao mesmo tempo em que oferece uma plataforma de atualização promissora para os próximos anos. Lembre-se, porém, que ainda é estimado $ 899 USD apenas para a GPU.

Isso não é para ninguém além de caçadores de poder, mas dado o preço de R$ 15.599 do RTX 4090, até mesmo o mais exigente dos jogadores poderia fazer pior. Posso dizer o seguinte: emparelhar a Radeon RX 7900 XTX com o Ryzen 9 7950X é uma experiência requintada. Em 4K e abaixo, as taxas de quadros são excelentes.

No entanto, se você ainda está em cima do muro e tudo isso é muito rico para você, a boa notícia é que este é apenas o começo do RDNA 3. Com essa exibição forte no nível superior, será realmente emocionante para ver a competição no meio-campo esquentar!

Sair da versão mobile