Na Campus Party desse ano aconteceu a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Overclock, que contou com a participação de Ronaldo Buassali, o overclocker mais famoso do Brasil. No quinto dia da Campus, Ronaldo conseguiu o segundo lugar no ranking mundial do Unigine Heaven, software de benchmark que estressa tanto o processador como a placa de vídeo, classificando com a maior pontuação quem possuir a configuração mais forte e ao mesmo tempo mais equilibrada.
Para tentar bater o recorde, o equipamento utilizado foi:
- Processador Intel Core i7 3960-X da série Sandy Bridge-E (de Entusiast, voltado para profissionais), com um overclock para rodar a 5,6 GHz;
- Placa-mãe chipset X79, necessária para suportar os processadores soquete 2011 da série Sandy Bridge-E;
- Placa de vídeo Radeon HD 7970, considerada o modelo (de um núcleo) mais rápida do mundo, com um impressionante overclock de 925 MHz para 1,375 GHz no core e de 1,55 GHz para 1,885 GHz na memória, lembrando que o valor efetivo da memória GDDR5 é multiplicado por 4, totalizando 7,54 GHz;
- Um kit de 8 GB de memória RAM de quatro canais, trabalhando em um overclock de 2,4 GHz.
Para sustentar essa configuração foram utilizadas duas fontes de 1200 Watts de potência da Corsair e o sistema Windows 7 foi instalado em um SSD também da Corsair série Force GT de 240 GB.
Nos minutos finais Ronaldo conseguiu a incriveu pontuação de 3542,07 Marks nas configurações Xtreme Preset (DirectX 11) do Unigine Heaven, chegando à segunda posição do ranking mundial do HW Bot, site que é referência para os resultados da liga mundial de overclock.
A equipe do Ultra Downloads parabeniza Ronaldo Buassali pela conquista e por elevar o Brasil à categoria dos melhores overclockers do mundo.
E você? Ficou feliz pelo resultado do campeonato? Deixe sua opinião!
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Comentários