Apoiadores do atual presidente da república criaram um token não fungível (NFT) em sua homenagem. O Bolsonaro Coin (BSN22) tem apenas duas semanas de vida e é negociado somente na exchange de criptomoedas NFXTrade e pela plataforma Pancakeswap. A ideia central do ativo digital é “mostrar a força dos simpatizantes” de Jair Bolsonaro e apoiar instituições de ajuda humanitária. Dessa maneira, se seus eleitores se interessarem pelo token, seu valor naturalmente vai aumentar.
- Bitcoin se torna moeda oficial em El Salvador após aprovação no Congresso
- O que é NFT [non-fungible tokens]?
Bolsonaro Coin foi criada para representar a força da candidatura de Jair Bolsonaro em 2022 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
“A procura pelo BSN22 foi muito maior do que a esperada, o que mostra que o projeto foi muito bem aceito. Tivemos que intervir para manter o preço do token, buscando uma valorização cadenciada, saudável e auto sustentável, evitando assim, dumps no preço”, disseram os desenvolvedores do projeto em nota à imprensa.
“O povo brasileiro vem sofrendo, ao longo dos últimos anos, distorções de valores e bons costumes. O Bolsonaro Coin (BSN22) veio para mostrar a força dos simpatizantes e apoiadores às ideias e posicionamentos do presidente Bolsonaro”, diz a página oficial do projeto.
Apenas 101 carteiras digitais detém BSN22
A plataforma Poopedia começou a listar o preço do Bolsonaro Coin nesta última terça-feira (08). No momento desta publicação, o token valia cerca de US$ 0,26, apresentando uma desvalorização de aproximadamente 8% nas últimas 24 horas. Já o BscScan, site que monitora tokens e transações no blockchain, registrou que existem apenas 101 endereços detentores do BSN22.
Agora, o ativo digital entra em sua “segunda fase”, que inclui a doação de uma parcela dos Bolsonaro Coins para organizações de ajuda humanitária. “É uma questão de tempo para o mercado tomar corpo e então passar a ditar o preço do token” concluíram seus criadores.
O site oficial do projeto descreve que 75% das unidades criadas serão separadas para que o presidente Bolsonaro selecione o seu destino, “desde que os indicados sejam entidades com fins sociais e/ou de ajuda humanitária (todos sem fins lucrativos)”. Já um terço dos 25% restantes serão divididos entre um “grupo seleto” de apoiadores do político, como YouTubers, influenciadores, ONGs e canais midiáticos.
Bolsonaro Coin não é criptomoeda, mas sim um NFT
Por mais que carregue “Coin” em seu nome, o ativo é, na realidade, um NFT, ou token não fungível, criado na Binance Smart Chain. Existem 60 milhões de unidades pensadas para potenciais colecionadores e para serem acumuladas e valorizadas com o tempo. Porém, não se trata de uma criptomoeda. O BSN22 pode ser comprado, vendido e trocado por outras moedas digitais e por dinheiro fiduciário, mas não é usado para transações.