Muita gente pensa em criar seu site próprio, seja voltado para motivos profissionais ou simplesmente por causa de um novo hobby. Felizmente, já não é mais necessário contratar alguém só para isso, afinal, há muitas ferramentas para fazer um site ou um blog por si só. O melhor é que nenhuma delas requer que você tenha um conhecimento de programação ou algo parecido.
A vantagem dessas opções para criar seu site, é que você conta com todos os recursos necessários e só precisa adicionar e editar os elementos existentes. Caso esteja curiosos, você pode conferir nossas principais sugestões logo abaixo!
Indice
1. Wix
A nossa primeira sugestão para criar seu site é o Wix, que é excelente para quem quer uma ferramenta grátis. Ele basicamente pode ser usado para qualquer tipo de site que precisar, mas é bastante procurado por quem quer montar uma loja digital.
Ele oferece excelentes opções para isso e pode ser usado de graça. É claro que também há planos pagos se preferir certos benefícios, mas não é tão necessário assim. Se tiver achado interessante, basta acessar o site oficial.
2. Webnode
Outra excelente dica para você criar seu site é o Webnode, que é bastante indicado para quem quer fazer isso bem rápido. Ele até conta com um banco de imagens e modelos prontos para você criar capas e banners, para ter uma noção de sua qualidade.
Outra vantagem é que o Webnode oferece templates para criar sites pessoais, voltado a negócios e uma modalidade para ecommerce. Caso tenha se interessado, dá para conferir as funcionalidades completas do Webnode clicando no link.
3. Squarespace
A próxima sugestão é o Squarespace, que você pode até ter ouvido falar no YouTube, já que eles costumam fazer muitos anúncios por lá. Para quem procura uma maneira fácil de criar seu site, ele é bastante indicado.
Como outros da nossa lista, você não precisa ter conhecimento de desenvolvimento ou web design para construir o site. Ele fornece um editor com vários elementos que você pode adicionar, remover, arrastar, etc.
O legal é que eles oferecem modelos para sites em diversas áreas, como lojas virtuais, sites de casamento ou uma galeria online para artistas mostrarem seus trabalhos. Acesse o site do Squarespace para conhecer mais.
5. Dunked
Outro que vale ser mencionado é Dunked, mas essa é uma ferramenta mais focada para quem quiser criar um portfólio. Isso vale especialmente para profissionais de design que precisam ded uma página para mostrar seus trabalhos de maneira simples e limpa.
Como tantos outros, ele já conta com layouts prontos e bem bonitos. Tudo pensado exatamente na criação de portfólios, então você nem precisa se preocupar em alterar ou personalizar muitos elementos.
O legal é que isso vale tanto para quem for visualizar seu site no PC como no smartphone. Afinal, eles também oferecem um design bem responsivo para dispositivos mobile. Dá para conferir isso e mais no site oficial.
6. Yola
Nossa próxima sugestão é o Yola, que pode ser mais indicado para iniciantes na criação de sites. Ele é mais limitado que algumas alternativas da nossa lista, então você pode querer usá-lo apenas para testar sua ideia inicial.
Dizemos isso até porque na versão gratuita, só é possível ter três páginas por site, por exemplo. Fora isso, só é possível contar com 1 GB de armazenamento de arquivo e não há tantos layouts prontos disponíveis.
Ainda assim, conforme falamos anteriormente, é uma boa ferramenta para testar ideias e tentar colocar as cosias em prática antes do projeto final. Você pode conferir mais ao é acessar o link.
7. Silex
Em seguida, temos o Silex em nossa lista de ferramentas para você criar seu site. Vale mencionar que esta é uma plataforma de código aberto, então você tem mais chances de personalização para deixar o site exatamente como imagina.
Ainda assim, você não precisa ter exatamente conhecimento de programação. Afinal, a plataforma já conta com diversos layouts e modelos prontos que você pode usar.
Alguns são mais básicos e gratuitos e outros mais profissionais e pagos. De qualquer forma, é uma opção bem versátil e que vale a pena experimentar. Você pode conferir mais ao acessar o link a seguir.
8. Simvoly
Diferente de alguns outros, o Simvoly é praticamente todo voltado para quem quer criar sua loja virtual. Ele até conta com layouts e modelos prontos especificamente para isso.
Ainda há ferramentas especiais que você pode implementar para transformar visitantes casuais em clientes. Dá para testar isso e muito mais de graça antes de decidir se quer os benefícios pagos da plataforma. Confira tudo ao acessar o site oficial deles.
9. Blogger
O Blogger definitivamente é a alternativa para quem quer fazer seu próprio Blog. Apesar de ser um serviço do Google, ele é bem mais limitado na hora de criar um site.
Por isso, é bem melhor quando voltado para algo menor e que não precise ficar muito maior futuramente. Levando isso em conta, ele possui boas opções de personalização e tem suas próprias vantagens.
Por ser do Google, você só precisa de uma conta no Gmail para usá-lo, por exemplo. Fora isso, é mais fácil de integrar Google Ads no seu site e as páginas sempre são indexadas de maneira mais rápida.
Outro fator a se considerar é que é possível fazer a migração do Blogger para outra plataforma a qualquer momento. Isso facilita bastante no caso de iniciar um pequeno blog ou site de notícias e precise de algo maior eventualmente. Caso tenha se interessado, é só acessar o link para conferir mais.
10. WordPress
Não há plataforma melhor para encerrar as nossas recomendações do que o WordPress. Para quem não sabe, essa é a plataforma mais usada para a criação de sites, blogs e lojas do mundo.
Uma de suas vantagens além da gratuitidade é que ele é muito simples de usar. Isso vale até para quem não tem conhecimento ou experiência alguma com a criação de sites.
Outro fator bem legal é que o WordPress tem muitos temas que você pode usar. Alguns são bem básicos e gratuitos e outros são criados por outros usuários e possuem um design mais profissional e precisam ser comprados.
De qualquer forma, mesmo com os temas, dá para personalizar o site da maneira que preferir. Isso acaba sendo ainda mais evidente com o uso de plugins disponíveis. Você conferir mais ao acessar o link.
Gostou das dicas para criar seu site?
Deu para aproveitar as nossas dicas para que criar seu site de maneira fácil e rápida? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas e qual ferramenta achou mais interessante.