Os aparelhos de ar-condicionado smart estão entre as principais apostas dos fabricantes na abertura do mercado de eletrodomésticos e eletrônicos inteligentes. Mas como eles funcionam? O Shoptime explica.
Um ar-condicionado smart conta com conexão com a rede de internet doméstica da sua casa, ou seja, ele fica sempre conectado ao Wi-Fi. Além de usar o controle remoto para acionar e regular a refrigeração, por meio de um aplicativo do fabricante, instalado no seu smartphone, é possível comandar ainda mais funções do equipamento – e fazer isso também à distância.
Além do app, os equipamentos smart têm interatividade com outros dispositivos inteligentes e smart speakers com assistentes de voz e virtuais, como Google Assistente ou a Siri. Por meio da interface dos assistentes, você consegue dar comandos, criar rotinas e fazer a programação do aparelho de ar-condicionado.
É possível, por exemplo, garantir que o ambiente esteja climatizado ao seu gosto quando você chegar em casa, em um dia especial ou programando para todos os dias; ou ainda desligar o aparelho à distância, caso tenha esquecido antes de sair. E tudo isso feito pelo celular ou com comandos de voz.
A programação ainda pode fazer parte de uma rotina do Google Assistente: todos os dias, no mesmo horário, ligar o ar-condicionado, ligar os smart plugues e acender as lâmpadas inteligentes do seu home office, por exemplo.
Inteligentes e econômicos
Fabricantes defendem que a economia de energia em modelos smart pode chegar a 70%. Além da aplicação de novas tecnologias e sensores mais modernos para os aparelhos, a motorização Inverter também é importante nessa conta.
Os motores Inverter são mais silenciosos e não fazem operação com liga-desliga. Ao melhorar a eficiência e evitar picos de consumo de energia elétrica, provocam menos impacto na conta de luz com a mesma performance – ou até melhor. Em alguns casos, os fabricantes anunciam que os aparelhos refrigeram o ambiente com mais agilidade sem gastar mais energia por isso.
Modelos de ar-condicionado smart ainda podem emitir alertas mais precisos sobre picos de energia, necessidade de troca de refil, limpeza de filtros e outras manutenções. Dessa forma, o próprio aparelho ajuda a lembrar os cuidados para prevenir problemas mais graves e aumentar sua vida útil.
Como são os aparelhos topo de linha das marcas, os equipamentos inteligentes trazem funções como refrigeração do ambiente sem vento gelado, para pessoas que não gostam da brisa na pele; filtros mais eficientes e ionizador com tecnologia para eliminação de fungos, vírus, bactérias e elementos de poluição no ar.
Infelizmente, a variedade de aparelhos inteligentes ainda não é grande no mercado nacional. A maioria dos modelos smart são do formato split, com evaporadora e condensadora separados, e que não permitem a instalação como ar-condicionado central para um imóvel.
Visite o Shoptime para conhecer os modelos de ar-condicionado smart disponíveis no mercado.
E aproveite a Black Night, com ofertas com até 80% de desconto nesta semana. Baixe o aplicativo Shoptime na loja de apps do seu smartphone. Por lá, você tem mais descontos exclusivos e pode acompanhar suas entregas, além de outras vantagens.