O Android 12 é a nova atualização do sistema operacional do Google, anunciado na última terça-feira (18) durante a conferência anual da empresa, a Google I/O. Por enquanto, a versão beta do software está disponível somente para Xiaomi Mi 11, Nokia X20 e alguns modelos Google Pixel (a partir do Pixel 3). O update traz melhorias em privacidade, com funções "inspiradas" no iPhone (iOS), e um visual completamente novo, que permite maior customização do celular com a interface Material You.
LEIA: Ajuste ajuda a economizar bateria no Android
Na lista abaixo, o TechTudo traz alguns destaques entre os recursos anunciados para a nova atualização do sistema operacional. Vale lembrar que a versão final do update deve ser liberada em meados de setembro e outubro. Confira, a seguir, dez funções inéditas do Android 12.
1 de 5 Android 12: veja o que muda com a atualização do sistema do Google — Foto: Divulgação
Android 12: veja o que muda com a atualização do sistema do Google — Foto: Divulgação
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Cinco coisas que você precisa saber sobre celulares Android Seis coisas que o seu celular sabe sobre você
Indice
1. Interface renovada com o novo design Material You
A interface do Android 12 foi completamente repaginada com a atualização do sistema operacional. Segundo a Google, essa é a maior mudança de design na história do Android. Com o update, que traz ícones maiores, bordas arredondadas e widgets com desenhos aprimorados, será possível customizar ainda mais o seu Android.
2 de 5 Android 12 tem widgets remodelados com cores que se adaptam ao papel de parede do smartphone — Foto: Divulgação/Google
Android 12 tem widgets remodelados com cores que se adaptam ao papel de parede do smartphone — Foto: Divulgação/Google
A atualização introduz o Material You, que é a nova interface do sistema operacional. Com ela, você poderá personalizar seu celular com cores complementares ao fundo de tela escolhido. O mecanismo funciona como uma "extração de cor" dos tons da paleta do wallpaper. Por isso, se você escolher um fundo de tela com detalhes em roxo, o Android 12 poderá aplicar a cor na aba de notificação e em ícones das configurações rápidas, por exemplo.
2. Animações novas e mais fluidas, com tempo de CPU reduzido
O Android 12 também traz animações e movimentos mais suaves e fluidos à tela do smartphone. Isso garantirá cliques, rolagens e deslizes mais responsivos e eficientes. No entanto, elementos visuais de luz e sombras, além de ícones de apps que se expandem e diferentes animações, poderiam teoricamente impactar no desempenho do smartphone.
Android 12 traz novidades na interface, introduzindo o Material You — Foto: Divulgação/Google
Para evitar esses problemas, o Android 12 aprimorou alguns recursos para otimizar o desempenho do seu smartphone. Segundo a Google, o novo update traz uma redução de 22% no tempo de CPU utilizado pelos principais serviços do sistema (como a resposta ao abrir apps, por exemplo), o que poderá conferir maior rapidez e fluidez ao Android.
3. Funcionamento mais rápido e com economia de bateria
Além de deixar o celular mais rápido, o Android 12 também trará melhorias que podem impactar positivamente na vida útil da bateria do celular. Segundo a Google, o novo update do sistema operacional inclui uma redução de 15% no uso de grandes núcleos do processador, o que deve garantir maior autonomia de bateria.
4. Google Assistente no botão de ligar/desligar
Na hora de acessar a Google Assistente, o Android 12 também traz novidades interessantes, que já são utilizadas no iPhone (iOS), por exemplo. Com a atualização, além do "Ok, Google", também será possível chamar a assistente virtual pressionando o botão liga/desliga do celular.
5. Mais controle do acesso à câmera e ao microfone
As novidades em segurança na nova atualização são, além do novo design, um dos principais destaques. Elas intencionam garantir aos usuários maior controle sobre sua privacidade, com uma função bastante similar à do iOS 14, que avisa quando um aplicativo está acessando a câmera ou o microfone do dispositivo. O novo recurso inclui na tela um ícone em verde, com desenhos de câmera ou microfone, quando detecta que um aplicativo está utilizando as ferramentas.
3 de 5 Android 12 traz ícones indicativos para mostrar quando apps acessam a câmera e o microfone do dispositivo — Foto: Divulgação/Google
Android 12 traz ícones indicativos para mostrar quando apps acessam a câmera e o microfone do dispositivo — Foto: Divulgação/Google
Além disso, o recurso fica ainda mais completo porque permite desabilitar as permissões com um único toque. Para isso, quando o aviso aparecer na barra de notificações, você pode deslizar a tela para baixo e acessar as configurações rápidas do Android. Ali, estarão dois botões dedicados ao microfone e à câmera do dispositivo. Ao selecioná-los, você poderá bloquear o acesso de apps às ferramentas.
6. Uso da localização aproximada em apps
Além do controle sobre o acesso à câmera e ao microfone, o Android 12 também permitirá o uso da localização aproximada em apps. Dessa forma, ao baixar um aplicativo, você poderá oferecer o lugar aproximado em vez do local exato em que estiver, garantindo mais privacidade e controle sobre suas informações.
Aviso de localização aproximada no Android 12 — Foto: Divulgação/Google
Com o recurso, você poderá usar o lugar aproximado em apps que verificam o clima ou para redes sociais, por exemplo. Já em aplicativos de delivery ou de carros particulares a localização exata continua necessária, já que esses serviços precisam dessa informação para funcionar.
7. Controle remoto para sistemas de TVs Android
O Android 12 traz uma funcionalidade interessante para donos de TVs com o sistema operacional do Google: com a atualização, seu celular poderá servir como um controle remoto. Assim, quando perder o controle da televisão, você não precisa gastar tempo procurando o acessório, já que poderá utilizar seu smartphone para controlá-la. Vale dizer que o recurso também deve funcionar em Chromecasts.
4 de 5 O Android 12 permitirá que você use seu smartphone como controle remoto — Foto: Divulgação/Google
O Android 12 permitirá que você use seu smartphone como controle remoto — Foto: Divulgação/Google
8. Novidades no sistema de notificações
O Android 12 traz ainda outras novidades em notificações. Segundo a Google, melhorias na rapidez ao abrir apps tocando sobre alertas recebidos já vinham sendo explorada. Agora, com a nova atualização do sistema, a resposta para essas ações deve ficar ainda mais fluida e ágil.
5 de 5 Android 12 chega com notificações organizadas e mudanças na interface — Foto: Divulgação/Google
Android 12 chega com notificações organizadas e mudanças na interface — Foto: Divulgação/Google
Além disso, o painel de notificações foi completamente remodelado, trazendo ícones maiores, bordas arredondadas e cores diferentes, que complementam o tema do Android. Nesta nova atualização do sistema, as notificações similares, como avisos de um mesmo app de mensagens, por exemplo, continuam agrupadas em um balão maior, como já era no Android 11.
9. Acesso rápido à carteira digital do Google
A Google Pay, carteira digital da empresa, também poderá ser acessada mais facilmente no Android 12. Isso porque o painel de configurações rápidas terá um ícone dedicado à carteira, o que deve facilitar na hora de acessar cartões salvos ou conferir quanto de saldo você tem disponível por lá.
10. Sistema de gestos
Com o Android 12, também será possível configurar ações no celular por meio de gestos. O recurso é similar ao do iPhone, que permite definir um determinado número de toques na parte de trás do aparelho para concluir uma ação no celular. No Android 12, o toque duplo na traseira do smartphone, quando ativado, poderá servir para fazer uma captura da tela, dar play ou pause em uma música ou até mesmo para chamar a Google Assistente, por exemplo.
Com informações de Google, The Verge, TechRadar, AndroidAuthority, Engadget e Cnet (1 e 2)
O que fazer se o Android direciona para uma tela em branco? Descubra no Fórum do TechTudo.
Golpes no WhatsApp para ficar de olho em 2021