Nas últimas semanas foram noticiados diversos ataques virtuais realizados pelo grupo de ciberativistas Anonymous, voltados especificamente a bancos brasileiros. Apesar de os ataques não terem sido direcionados especificamente aos usuários, o problema trouxe novamente a preocupação das pessoas em relação aos riscos a que estão expostas quando realizam transações no internet banking.
Cuidado com suas informações bancárias
De acordo com pesquisadores da ESET, a preocupação quanto à insegurança do internet banking faz bastante sentido. Só no último ano, o laboratório da empresa na América Latina identificou mais de 16 ataques específicos a usuários de serviços bancários online no Brasil, boa parte deles voltados a roubar senhas e informações pessoais dos clientes.
Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil, deu algumas dicas de como os usuários de internet banking podem evitar o ataque de cibercriminosos. Elas são bem simples, mas ainda existem pessoas que esquecem esses simples cuidados, confira:
- Mantenha atualizado o antivírus do computador ou dispositivo móvel utilizado para acessar o internet banking;
- Realize todas as atualizações do sistema operacional e do navegador de internet instalado na máquina usada para acessar seu internet banking;
- Caso seu banco forneça um aplicativo de segurança, instale-o sempre na máquina utilizada para acessá-lo;
- Só acesse páginas confiáveis. Antes de realizar qualquer transação na internet, verifique se o site possui mecanismos de criptografia, por meio do uso do protocolo HTTPS (localizado no início da URL);
- Não clique em links de e-mails que supostamente sejam enviados pela instituição bancária, pois as mensagens normalmente podem ser falsas e conter “phishing” (uma forma de fraude eletrônica);
- Utilize senhas consideradas fortes, que contenham letras, números e caracteres especiais, como @ e #. Fuja das combinações óbvias, como datas comemorativas.
São sugestões bastante fáceis de seguir, mas que podem te proteger de muitos ataques.
Assim como qualquer outra transação financeira, o uso do internet banking requer cuidados por parte dos usuários. Mas se as pessoas tomarem as medidas necessárias, dificilmente elas serão vítimas de cibercriminosos”, destaca o country manager.
E você, utiliza mais algum meio de se proteger de cybercriminosos? Conte pra nós!
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Comentários