BLU
Saiba tudo sobre BLU
Ver mais
Com os filmes de alta definição cada vez mais comuns, os discos no formato Blu-Ray estão se tornando o padrão atual de armazenamento para a enorme quantidade de dados necessários para manter a qualidade de reprodução em uma única mídia.
Um filme de duas horas de duração na resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), por exemplo, necessita de até 15 GB de espaço para armazenamento de informações, o que resultaria em cerca de 4 DVDs comuns (4,7 GB) para um único filme. Como o Blu-ray suporta até 25 GB de dados em uma única camada e até 50 GB com duas camadas, é mais do que o suficiente para guardar um filme de alta resolução com todos os seus extras e afins, sem sacrificar a qualidade.
E você sabe qual é a origem do nome? Blu-Ray é uma forma de escrever “Blue Ray” (raio azul, em inglês, onde o “e” foi removido pois em alguns países não é possível utilizar nomes comuns para registrar marcas), que significa a cor do laser que o drive (conhecido como drive BD-ROM ou player de Blu-Ray) emite quando está lendo ou gravando dados.
Esse laser de gravação e leitura é muito mais fino e possui uma precisão muito maior que a do DVD, tornando possível a criação de orifícios menores na mídia e aumentando a densidade de informações que podem ser armazenadas em uma mesma área. Como mais dados estão gravados numa mesma “trilha” (caminho feito pelo laser), a velocidade de leitura é bem maior, o que é necessário para filmes de alta definição.
Muitos fabricantes vendem a ideia de que o Blu-Ray é o formato do futuro, já que a Sony, principal empresa do consórcio de criação da mídia, iniciou testes em discos neste formato com capacidade de até 200 GB. Isso deverá atender às expectativas futuras em relação a armazenamento de dados, segundo o grupo.
Para aqueles que se lembram o mesmo foi dito para os DVDs, CDs e até os jurássicos disquetes.
E você? Acha que o Blu-Ray é o formato definitivo? Comente!
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Comentários